Foi apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde, a “Tela da Transparência”, em que pacientes do serviço público de saúde da capital podem identificar o tempo de espera e indicadores de posição na fila para atendimento. O acesso está disponibilizado no novo site da Secretaria Municipal de Saúde.
“Nós vamos ter a nossa tela de transparência, queremos socializar as informações, em que o paciente vai inserir o número do cartão SUS ou do CPF e vai localizar a posição dele na fila, vai aparecer todo o histórico, de quando foi pedido o serviço, qual unidade e a posição. Isso facilita inclusive para os órgãos de controle”, afirmou a secretária de Saúde Fátima Mrué.
Segundo a superintendente de Regulação e Políticas Públicas de Saúde, Andreia Alcântara, um dos focos principais é ajudar a saber quando ocorrerá a disponibilização de vagas em leitos de UTI’s.
“Ao consultar o site da prefeitura de Goiânia na área da Secretaria de Saúde, ela consegue encontrar hoje a posição dela na fila de cirurgia eletiva, de consultas especializadas a ocupação de leitos contratualizados com o Sistema Único de Saúde em Goiânia, hoje todos os leitos hospitalares de UTI’s, a população consegue verificar se o leito está ocupado ou não, porque está desocupado”, explicou.
A superintendente ressaltou que há uma lupa na área de buscas de informações sobre leitos de UTIs. Ela ressaltou que há possibilidade de identificar o motivo de determinado leito estar disponível, ocupado ou reservados.
“Há uma lupa no leito que está desocupado que o cidadão pode identificar porque o leito está disponível. Se já foi ou não encaminhado para o prestador de saúde para realizar o procedimento. O grande impacto em relação a leitos de UTIS é quanto à ocupação ou ocupação, os órgãos de controle poderão ver em tempo real”, finalizou.
Leia mais sobre: Fila de espera / Goiânia / Saúde / Transparencia / UTI / Cidades