22 de novembro de 2024
Vila Nova Futebol Clube • atualizado em 07/02/2023 às 23:51

Técnico do Vila Nova critica VAR de última hora e Federação Goiana rebate com nota ofical

Claudinei Oliveira - Técnico - Vila Nova (Foto - Roberto Corrêa)
Claudinei Oliveira - Técnico - Vila Nova (Foto - Roberto Corrêa)

Após a vitória do Vila Nova Futebol Clube diante do Inhumas, pelo placar de 1 a 0, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o técnico Claudinei Oliveira em entrevista coletiva foi questionado a respeito do VAR. A ferramenta tecnológica que tem como função ajudar o árbitro na tomada de decisões durante os 90 minutos, foi utilizada pela primeira vez no Campeonato Goiano 2023.

Claudinei Oliveira reclamou da anulação de uma chance real de gol na etapa final da partida, quando o Vila Nova já levava vantagem no marcador. Christian Passos, um dos assistentes do árbitro André Luiz Castro, marcou impedimento.

Baseado em uma imagem da DAZN – Streaming que fez a transmissão do jogo, o técnico interpretou que o lance foi legal e que não existiu um posicionamento irregular. O comandante colorado argumentou que a utilização do árbitro de vídeo, de última hora e sem uma preparação adequada, não foi o processo ideal.

“Tudo que é feito no meio do processo é ruim. Hoje o bandeirinha errou, não foi o VAR que interferiu, porque não tinha as imagens corretas. As coisas precisam ser feitas menos atropeladas. Vai ter? Mas é desde o início do campeonato? Vamos fazer um teste, mas alguém viu como vai funcionar? Vieram dar uma palestra para os atletas? Temos que saber o que está acontecendo e quando o VAR vai agir. Tomara que dê certo, infelizmente estreou com o pé esquerdo, porque não corrigiu um erro do bandeira”.

Irritada com a declaração do técnico, a Federação Goiana de Futebol divulgou uma nota oficial em seu site, destacando que o Vila Nova já tinha conhecimento há alguns dias da utilização do VAR em seus jogos e que Claudine estava desinformado.

Confira a nota da Federação Goiana de Futebol

A Federação Goiana de Futebol (FGF) vem à público esclarecer fatos infundados levantamos pelo treinador do Vila Nova FC, sr. Claudinei Oliveira, durante sua coletiva de imprensa realizada após a partida entre Vila Nova x Inhumas, nesta terça-feira (07). 

Ao contrário do que foi dito pelo sr. Claudinei, a diretoria do Vila Nova FC foi comunicada sobre a implementação do VAR Light com antecedência de 07 (sete) dias da partida em questão. Diversos detalhes foram apresentados e esclarecidos em conversa entre os diretores da FGF e a presidência e diretoria do Vila Nova FC. Inclusive, na ocasião, o próprio Vila Nova FC colocou à disposição atletas de suas categorias de base para o evento teste, realizado momentos antes da partida desta terça (07), no próprio estádio do Vila Nova FC.

Foi informado também, antecipadamente, que a tecnologia oferecida pelo VAR Light não possui as linhas digitais de impedimento e, que, por isso, qualquer decisão de campo seria mantida em caso das imagens não serem conclusivas. Além disso, a FGF esclarece que as câmeras utilizadas no VAR Light são as mesmas utilizadas na transmissões televisivas, como é obrigatório em todo equipamento de VAR. O fato expõe mais um ponto de desinformação do sr. Claudinei, quando, em sua fala, solicita que o VAR se utilizasse das câmeras de TV. 

Uma vez que a comunicação oficial sobre a organização do Campeonato Goiano e demais assuntos pertinentes é realizada entre Federação e diretoria de clubes, a FGF sugere ao sr. Claudinei que se informe melhor com seus diretores sobre assuntos que envolvam as competições na quais dirigirá o Vila Nova FC.


Leia mais sobre: / / Esportes / Vila Nova Futebol Clube