22 de dezembro de 2024
Investigação

TCU vai investigar viagem de Bolsonaro aos EUA após pedido de deputado goiano

Elias Vaz questionou o fato do ex-presidente ter viajado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma agenda pessoal
Bolsonaro viajou no dia 30 de dezembro em um avião da FAB. (Foto: reprodução)
Bolsonaro viajou no dia 30 de dezembro em um avião da FAB. (Foto: reprodução)

O Tribunal de Contas da União (TCU) definiu que o ministro Walton Alencar será o relator para investigar a viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, na semana passada. O pedido de investigação foi feito pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO).

No documento encaminhado ao TCU, Elias Vaz questionou o fato do ex-presidente ter viajado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma agenda pessoal, e se houve desvio de dinheiro público para custear a viagem.

Ainda na justificativa de Elias, a viagem do ex-presidente tem motivação pessoal, ou seja, para ele não há interesse público para justificar os gastos. “Não há justificativa jurídica capaz de sustentar a legalidade de uma viagem altamente dispendiosa nas últimas horas do mandato”, diz um trecho da representação.

O ex-presidente antecipou sua viagem para antes da posse de Lula (PT) e não passou faixa presidencial ao petista. De acordo com Elias, ele gastou dinheiro público em uma viagem que não teve fins públicos para a Flórida menos de 48 antes do fim do mandato.

Elias Vaz vai ocupar um cargo no governo Lula como secretário da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL), ele foi indicado por Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública.


Leia mais sobre: / / / / Política