18 de novembro de 2024
Antiga Alego • atualizado em 08/11/2022 às 16:29

TCM-GO planeja instalar espaços culturais em sua nova sede

Auditório poderá ser utilizado para apresentações teatrais, enquanto o saguão e o salão nobre terão condições de receber exposições artísticas
Presidente do TCM, Joaquim de Castro (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás)
Presidente do TCM, Joaquim de Castro (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás)

A reforma da futura sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), que será abrigado no antigo prédio da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), prevê a instalação de espaços culturais.

“Onde é o plenário será o auditório, e onde é o Costa Lima será o nosso plenário”, disse o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, ao Diário de Goiás. “O projeto contempla um auditório-teatro. Vamos fazer com que possa, no final de semana, e mesmo à noite, ter atividade cultural. Então, servirá para aqueles que quiserem fazer qualquer apresentação lá. Estará à disposição.”

“Exposição de artes plásticas também. O saguão permanecerá da forma que está, assim como o salão nobre. São dois espaços que servirão para fazer exposição diariamente. Assim que alguém desejar expor qualquer arte, como artesanato ou gravura, estará à disposição”, complementou.

LEIA TAMBÉM: Atual sede do TCM-GO será destinada à Prefeitura de Goiânia

Na antiga sede da Alego, chegou a ser anunciada pela Prefeitura de Goiânia a criação de um Palácio da Cultura. No entanto, como o Diário de Goiás antecipou, o TCM-GO voltou a ficar interessado nas instalações e acabou ficando com a área, apesar do descontentamento do setor cultural.

Segundo Joaquim de Castro, a reforma, que ainda será licitada, deve durar entre seis e oito meses. O objetivo é fazer adaptações nos gabinetes e nas secretarias, além de trocar todo o telhado e melhorar a acessibilidade. O órgão conta com um fundo de aparelhamento, com cerca de R$ 8 milhões em caixa, para o investimento. “Se precisarmos de mais, vamos recorrer ao governo estadual.”

O presidente do TCM-GO também declarou que, no futuro, existe um projeto para construir uma Escola de Contas, em uma área localizada no Park Lozandes, para capacitar os gestores municipais. “Infelizmente, não cabe [na antiga sede da Alego].”


Leia mais sobre: / / Política