14 de setembro de 2024
Tecnologia

“Táxi voador” elétrico concorrente da Embraer faz voo inédito em Nova York; veja vídeo

Desta vez, se trata do eVTOL da Joby Aviation e o teste foi em Nova York no último domingo (12)
eVTOL da Joby Aviation faz voo de exibição em Nova York. (Foto: Divulgação)
eVTOL da Joby Aviation faz voo de exibição em Nova York. (Foto: Divulgação)

Conhecido popularmente como “táxi voador”, mais uma aeronave elétrica de uma empresa fez o primeiro voo teste. Desta vez, se trata do eVTOL da Joby Aviation e o teste foi em Nova York no último domingo (12), marcando também a primeira vez que o veículo voou sobre um ambiente urbano. Apesar de ter feito um voo curto, a empresa alegou que o eVTOL é capaz de ir de Manhattan ao aeroporto JFK em apenas 7 minutos, quandi o mesmo trajeto de carro dura mais de uma hora. Veja o vídeo do teste.

“Estamos gratos pelo apoio da cidade e estamos honrados em trabalhar com parceiros visionários como a Delta Air Lines para trazer nosso serviço de táxi aéreo a este mercado. Planejamos tornar o voo silencioso e sem emissões uma realidade cotidiana acessível para os nova-iorquinos, ao mesmo tempo que reduzimos significativamente o impacto do ruído dos helicópteros”, declarou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.

A empresa que criou a aeronave é considerada concorrente da Embraer, pois a empresa brasileira também está testando um equipamento parecido. Com a subsidiária chamada de Eve, o brasil deve lançar o eVTOL em 2026. A Joby, por su avez, quer entrar no mercado um ano antes disso. De acordo com informações do O Globo, ambas as tecnologias estão na corrida para revolucionar a mobilidade urbana por meio de um “táxi voador” que possa ser sustentável.

Após o voo teste da Joby, a empresa ainda afirmou que o protótipo já percorreu mais de 50 mil quilômetros em voos testes desde 2017, é 100% elétrico, comporto 4 passageiros mais um piloto, alcança de 160km a 320km/h e alega que o barulho gerado é quase indetectável em ambiente urbano. Já a aeronave da Eve promete cumprir estes mesmo requisitos, sendo um pouco mais lento, mas que o custo sai seis vezes mais barato por assento que helicópteros.


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