25 de novembro de 2024
Economia • atualizado em 03/05/2024 às 17:47

Taxa média de juros do cartão de crédito atinge alta de 421,3% em março

Depois de dois meses consecutivos de queda, o juros do cartão teve aumento de 9,4 pontos percentuais, de acordo com o Banco Central
O aumento foi de 9,4 pontos percentuais. Foto: Reprodução
O aumento foi de 9,4 pontos percentuais. Foto: Reprodução

No mês de março deste ano, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo registrou aumento de 9,4 pp (pontos percentuais), o que representou alta de 421,3%. Os dados foram divulgados pelo Banco Central na última terça-feira (30).

A alta ocorre após dois meses consecutivos em queda. O crédito rotativo é acionado quando o consumidor paga menos que o valor integral do cartão de crédito, resultando em juros sobre o valor.

Mesmo com a entrada da lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, a medida não afeta a taxa de juros pactuada no momento da concessão do crédito. De acordo com o Banco Central, a nova lei só se aplica a novos financiamentos, não tendo impacto na apuração estatística de março.

Ainda conforme o Banco Central, a taxa média de juros no crédito com recursos livres às pessoas físicas ficou em 53,4% aa (ao ano), um incremento de 0,8 pp no mês e diminuição de 5,2 pp em 12 meses. Além do aumento no crédito do rotativo, o resultado do crédito com recursos livres a pessoas físicas foi motivado, principalmente, pelos aumentos das taxas médias de crédito pessoal não consignado (4,5 pp), bem como do cartão de crédito parcelado (1,7 pp).

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / Economia