A taxa de contaminação da Covid-19 segue alta em aproximadamente 1.5R. Em outras palavras, a cada 100 pessoas com o coronavírus, 500 pessoas podem ser contaminadas. Os decretos que impõe restrições à população tem justamente o objetivo de “quebrar” a transmissão. Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, a diretora Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni, reforçou as medidas de contenção, nesta sexta-feira (19/03).
Pessoni reforça que pacientes assintomáticos acabam fazendo o vírus circular e proporcionando a transmissibilidade alta do vírus, daí a importância das implantação de medidas restritivas. “Ela [medidas restritivas] tem objetivo de quebrar a cadeia de transmissão. Ela não tem sintomas mas tá positiva, e quando ela recebe o positivo ela recebe um atestado para que deixe de trabalhar e evitar a transmissão para os seus colegas de trabalho. E recebe recomendações para evitar a transmissão dentro do seu próprio domicílio porque às vezes o seu contato domiciliar não pegou”, destacou.
O que são as taxas de infecção
Esse conceito é utilizado para contabilizar o quanto uma população está aumentando ou diminuindo. A taxa de transmissão da covid-19 é um cálculo que nos diz o quanto a doença tem se espalhado entre as pessoas. No contexto de Goiânia, a cada 100 pessoas infectadas, 500 podem ser contaminadas.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Goiânia