22 de novembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 01/04/2021 às 19:51

Taxa de positividade da testagem de Covid-19 em assintomáticos é de 5.26% em Goiânia

Foto: Divulgação SMS
Foto: Divulgação SMS

A taxa de positividade da testagem ampliada de antígeno para identificação da Covid-19 permanece em 5,26% em Goiânia, de acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com atualização nesta quarta-feira (31).

Segundo Marília Castro, gerente de doenças e agravos transmissíveis, há cinco semanas esta porcentagem esteve em 16%. Na semana seguinte, caiu para 10% e, nas últimas três semanas permaneceu na casa dos 5%, com 5.6%, 5.8% e 5.5%, por ordem cronológica.

A última atualização realizada pela SMS mostrou que a taxa de positividade no último dia do mês de março ficou em 5,26%, onde de 3.252 testes realizados para identificação da Covid-19, 171 pessoas tiveram resultados positivos e 3.081, negativos.

Foto: SMS

A gerente de doenças transmissíveis da Prefeitura de Goiânia explica, no entanto, que não dá para dizer se os números, de fato, estão diminuindo. Marília diz que houve um grande número de sintomáticos realizando o exame na testagem em massa e isso pode ter contribuído para determinadas altas, vistas nas semanas anteriores. “Cada região tem que ser verificada isoladamente. Porque naquela primeira testagem, no dia 20 de março, tinham regiões com a positividade alta. Justamente isso que a gente observou, que sintomáticos especificamente estavam indo naquela região. Então nós chegamos a ter regiões com somente naquela região, positividade de até 20%”, explicou.

A partir do momento que é realizada uma ação de orientação em uma região específica, esse número tende a diminuir. “Quando você joga isso na média e você consegue fazer uma ação naquela região, de indicar que o sintomático vá na unidade de saúde, para ter um acompanhamento e aí você diminuir especificamente aquela região, você acaba tendo uma queda na média total”, ponderou a gerente de doenças transmissíveis. “Antes a gente buscava fazer naquela região, só que Goiânia inteira ia lá e agora a gente consegue ter uma noção melhor de que é realmente aquela região que tem aquela positividade”, completou.

As próximas semanas serão, de acordo com a representante, avaliadas junto a outros dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A gente vai ver através da taxa de isolamento e de internação se esse feriado vai refletir em algum tipo de aumento desses exames que acabam que o resultado é positivo. Então é interessante a gente ter esses dados antes do feriado e depois a gente ter dados após o feriado”, ponderou.

Marília acredita ainda que, com a ampliação da vacinação, os números devem diminuir ainda mais. “Uma das frentes para conter a transmissão é além das testagens, além da vacinação, além de ter unidade de Pronto Atendimento, é necessário sim as medidas restritivas para que as pessoas não transmitam. Toda semana, é um conjunto de especialistas que se reúnem para poder tirar de todos aqueles traços de informações, pra conseguir falar se está melhorando essa competição ou não”, ressaltou.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Destaque 2