A taxa de positividade da Covid-19, referente à testagem ampliada, realizada semanalmente pela Prefeitura de Goiânia, apresentou queda na taxa de positividade. De acordo com levantamento, divulgado nesta quarta-feira (21), o percentual atual é de 3,9% de contaminados.
Em fevereiro deste ano, o índice chegou a 17% em testagem realizada na região central da capital. “Acompanhamos diariamente diversos indicadores, que são responsáveis por orientar o nosso trabalho. A testagem ampliada é um balizador importante, mas não é decisivo”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, ao mencionar também a taxa de transmissão que, atualmente, está em 0,9 na capital.
No período de maior incidência, onde a testagem ampliada na Região da 44 registrou alto índice de positividade, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, demonstrou preocupação. “De 2 mil pessoas testadas, quase 400 estavam contaminadas e não sabiam. É muito importante que realizemos este trabalho para, justamente, identificar aqueles que estão contaminados e isolá-los. Só assim vamos reduzir a capacidade de transmissão do vírus”, disse.
A testagem ampliada para identificação de antígeno da Covid-19 atende pessoas acima de 12 anos que não apresentam sintomas da doença. “Aqueles que são confirmados positivos são assintomáticos e estão suscetíveis a infectar familiares, amigos e outras pessoas em ambientes comuns.”, afirma o superintendente.
Leia mais sobre: Covid em Goiânia / Prefeitura de Goiânia / Secretaria Municipal de Saúde / testagem ampliada / Testagem da covid-19 / testagem de antígeno Goiânia / Testagem Goiânia / Cidades / Destaque 2