A testagem de antígeno para covid-19 da última segunda-feira (5) em Goiânia apontou novamente taxa de positividade de 11,4%. Nas duas últimas semanas, o índice esteve na casa dos 8%.
De maio para cá, a taxa de pessoas contaminadas nessa testagem destinada aos assintomáticos tem variado sempre entre 8% e 11%. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde trata esse indicador como estável.
Ao todo, foram 3.604 testes realizados, com 412 casos positivos, conforme a SMS.
Esse índice é um dos avaliados pelos técnicos para delimitar medidas restritivas de combate à propagação do coronavírus na capital. Além da taxa de positividade da testagem de antígeno, também são avaliadas ocupação de leitos, positividade dos testes RT-PCR, entre outras.
Nas últimas semanas, as regiões noroeste e norte da capital tiveram as maiores taxas de positividade, acima da casa dos 10%. As duas regiões, desde quando a ação começou, têm apresentado os números mais elevados desse indicador. Hoje, Goiânia tem 75% dos leitos públicos ocupados, conforme boletim integrado do Ministério Público.
A testagem de antígeno mira identificar casos positivos entre assintomáticos para quebrar a cadeia de contágio e evitar que o vírus se espalhe. Para quem tem sintomas, a recomendação é procurar uma unidade de saúde e realizar um teste RT-PCR.
Leia mais sobre: testagem de antígeno Goiânia / Testagem Goiânia / Cidades / Destaque 2