A taxa de ocupação por internações de pacientes com Covid-19 volta a subir na rede pública estadual de Saúde de Goiás e está em 83,56% em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na manhã desta sexta-feira (21), de acordo com o mapa de leitos atualizado em tempo real pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). No último dia 14, esta taxa era de 78,55%.
Em todo o Estado, há 578 leitos de UTI para tratamento da doença. Destas, 458 se encontram ocupadas, 25 bloqueadas e apenas 95 disponíveis, espalhados pelos municípios de Anápolis, Catalão, Ceres, Formosa, Goiânia, Goiás, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Nerópolis, Porangatu, Rio Verde, São Luís de Montes Belos e Uruaçu.
No entanto, a maioria das unidades possuem apenas uma vaga disponível, o caso dos hospitais Municipal de Anápolis, Modesto de Carvalho, em Itumbiara, Nasr Faiad e Santa Casa de Misericórdia, em Catalão, Ortopédico de Ceres, Hcamp de Formosa, Hospital de Caridade São Pedro Alcântara, na cidade de Goiás, Sandino de Amorim, em Jaraguá, Dr, Evaristo, em Mineiros, Sagrado Coração, em Nerópolis e Hcamp de São Luís de Montes Belos.
O maior número de vagas está concentrado no Hcamp de Uruaçu, com 30 disponibilidades.
Nas enfermarias, a taxa de ocupação é de 64,28%, com 264 dos 739 leitos destinados a pacientes com Covid-19, desocupados, 428 ocupados e 47 bloqueados. A taxa geral de ocupação, incluindo UTI e enfermarias é de 72,74%. O Estado de Goiás contabiliza, até o momento, 590.971 casos da doença, com 16.406 óbitos, de acordo com a SES-GO.
Leia mais sobre: Taxa de Ocupação - Leitos covid-19 / Cidades / Destaque / Goiás - Estado