07 de agosto de 2024
Boas notícias • atualizado em 19/03/2023 às 17:44

Taxa de mortalidade no Hospital Municipal de Aparecida caiu pela metade no segundo semestre de 2022, aponta levantamento

A taxa de mortalidade teve redução de 53%
HMAP Iris Rezende. Foto - Enio Medeiros
HMAP Iris Rezende. Foto - Enio Medeiros

Dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde, mostram que a capacidade de atendimento do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) aumentou no segundo semestre de 2022 em relação aos seis primeiros anos do ano passado. A taxa de mortalidade também caiu pela metade.

Os números mostram que apesar do número de internações terem dobrado, não houve mudanças na quantidade de leitos e o tempo do paciente internado foi reduzido. Enquanto nos primeiros seis meses do ano passado, 595 pacientes receberam atendimento intensivo no HMAP, nos últimos seis meses de 2022, foram 1,2 mil.

O levantamento indica que não houve aumento do número de leitos e que a duração média de internação nessas unidades no primeiro semestre foi de 8,5 dias, enquanto no segundo semestre foi 4,3 dias. Ou seja, como o tempo de internação em cada leito foi reduzido pela metade, o número de pacientes dobrou. Tudo isso sem diminuir a qualidade, visto que a taxa de mortalidade teve redução de 53%.

“Os dados demonstram que nosso Hospital está mais eficiente e assertivo. Com isso, cada vez mais pacientes podem receber tratamento de primeiro mundo, padrão Albert Einstein, aqui mesmo, na saúde pública de Aparecida”, comemora o prefeito Vilmar Mariano. Ele lembra que o HMAP é gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) desde o dia 1º. de junho do ano passado. “Comparar os dados dos dois semestres ilustra bem como o Einstein contribui com Aparecida”, afirma.

Na análise do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, o HMAP evoluiu e está entregando muito mais: “Isso é eficiência. Quando eu tenho a mesma quantidade de leitos, mas consigo fazer um giro maior de pacientes, sem perder a qualidade da assistência, eu estou tendo melhor relação custo-efetividade. Em resumo, o HMAP tem demonstrado que é possível aumentar o acesso da população a leitos de UTI e salvar mais vidas, sem precisar aumentar os recursos financeiros, materiais e humanos, que são finitos”.

Destaque no Brasil

O monitoramento da performance do HMAP realizado pela SMS é feito em parceria com a Epimed Solutions, empresa de gestão de informações clínicas. No Brasil, ela coleta e analisa dados de 223 hospitais públicos e 417 hospitais privados, totalizando quase 20 mil leitos de UTI monitorados diariamente. De acordo com o banco de dados da empresa, ao comparar o HMAP com os hospitais públicos brasileiros, o representante de Aparecida figura entre os mais eficientes.

A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde de Aparecida, Érika Lopes, detalha que enquanto a média de tempo de internação nas UTI´s do SUS monitoradas pela Epimed é de 6,83 dias, no HMAP a duração está em 4,28 dias. “Nossa média de mortalidade também é 5 pontos percentuais mais baixa que a média de 223 hospitais públicos”, pontua.

Sobre um indicador chamado TURP, que avalia o uso dos recursos na UTI a partir do tempo de internação e gravidade dos pacientes, às unidades intensivas do HMAP têm uma taxa melhor que 71% de todas as quase 20 mil unidades analisadas pela Epimed. “O hospital faz mais, gastando menos”, conclui Érika.
Receita de sucesso

Para o diretor médico do HMAP, Felipe Piza, os resultados do hospital são frutos das constantes capacitações, treinamentos e aperfeiçoamentos da equipe, monitoramento de indicadores de processo e resultado e da própria cultura do Einstein, com foco na segurança: “A estrutura física e equipamentos de excelente qualidade aliados a profissionais qualificados e processos bem estabelecidos fazem da parceria entre SMS e Einstein um modelo de eficiência operacional singular”.

Felipe Piza também comemora a evolução da performance: “Mesmo com todo esse aumento de eficiência, mantivemos ótima qualidade, promovendo a melhor experiência para o paciente e colaborador. Nosso índice de Satisfação, chamado de NPS (Net Promoter Score), é de 97% em pacientes internados. Não abrimos mão dos nossos valores e a humanização sem dúvida é um dos nossos principais pilares”.


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