05 de dezembro de 2025
ELEIÇÕES 2026 • atualizado em 26/09/2025 às 16:03

Tarcísio sinaliza recuo e apoio a Ratinho Jr, ignorando Caiado na disputa presidencial de 2026

Segundo O Globo, Tarcísio sinaliza apoio a Ratinho Júnior, mas movimento não ajuda Ronaldo Caiado, que segue sem tração na direita
Nos bastidores, Tarcísio demonstrou baque com mobilizações e falta de resposta de Bolsonaro - Foto: divulgação
Nos bastidores, Tarcísio demonstrou baque com mobilizações e falta de resposta de Bolsonaro - Foto: divulgação

De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (26), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desanimou com a ideia de disputar a Presidência da República em 2026 e já avalia apoiar outro nome da direita: o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Em conversas recentes, Tarcísio demonstrou simpatia pela movimentação do centrão em torno de Ratinho Júnior como alternativa contra o presidente Lula (PT). O gesto, contudo, não favorece o primeiro presidenciável da direita a entrar no páreo, o governador Ronaldo Caiado (UB), que segue sem conquistar espaço decisivo dentro do campo conservador.

Segundo O Globo, Tarcísio voltou a garantir que seu plano atual é concorrer à reeleição em São Paulo. Mesmo assim, líderes do centrão ainda o veem como nome preferencial da direita. Com esse desânimo, porém, Ratinho Júnior desponta como o “plano B” mais viável para o governador paulista referendar, segundo a colunista Bela Megale.

Conforme ela, aliados de Tarcísio avaliam, entretanto, que qualquer definição continua esperando aval de Jair Bolsonaro. Se o ex-presidente pedir que ele assuma a missão de disputar a Presidência, Tarcísio poderia reconsiderar, dizem essas fontes.

Tarcísio de Freitas sentiu o peso das mobilizações

A mudança de postura indica que Tarcísio ficou abalado pelas mobilizações recentes, tanto da direita no 7 de Setembro, pedindo anistia para Bolsonaro e a aprovação da PEC da Blindagem, quanto da esquerda e do campo democrático, no dia 22, contra a PEC e a anistia.

A questão é que, mesmo tendo ido à Avenida Paulista – onde Caiado não foi dessa vez, por exemplo – e se colocado em destaque no dia 7, o governador de São Paulo, continua sendo atacado, ou ignorado, pela família de Jair Bolsonaro, que foca exclusivamente nela. Já a multidão nas ruas, no dia 22, chamou a atenção para a capacidade de reação da esquerda e o desgaste crescente da direita, campo de Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado.

“A série de movimentos que fragmentaram a direita na última semana jogou um banho de água fria na candidatura de Tarcísio. As manifestações contra a PEC da Blindagem e contra a anistia, a oposição ferrenha de Eduardo Bolsonaro a ele e o gesto de Donald Trump a Lula têm feito Tarcísio recalcular a rota semanas após abraçar uma agenda de pré-candidato à Presidência”, avalia a jornalista.


Leia mais sobre: / / / / / Brasil / Política