13 de dezembro de 2025
Crime Organizado • atualizado em 24/11/2025 às 07:51

Suspeito ligado à liderança do PCC morre após troca de tiros com a PM em Goiás, afirma corporação

Condenado pelo furto ao Banco Central e apontado como integrante do PCC, suspeito morreu após reagir à abordagem da CPE em Anápolis
Equipes da CPE atuaram na abordagem que resultou na morte de “Pedro Bó”, condenado pelo furto ao Banco Central. Foto: Divulgação/Polícia Militar.
Equipes da CPE atuaram na abordagem que resultou na morte de “Pedro Bó”, condenado pelo furto ao Banco Central. Foto: Divulgação/Polícia Militar.

O criminoso José Almeida Santana, de 52 anos, conhecido como “Pedro Bó”, morreu após trocar tiros com equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar, em Anápolis, região central de Goiás. A ocorrência foi registrada no sábado (22), segundo informações da corporação.

José Santana era condenado por participação no histórico furto ao Banco Central de Fortaleza, no Ceará, em 2005, crime considerado um dos maiores já registrados no país. Documentos da Justiça Federal do Ceará apontam que ele cumpria pena de 11 anos pelos crimes de furto e formação de quadrilha. Em outro despacho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o nome de José aparece entre presos classificados como de “alta periculosidade”, com pedido de transferência para presídio federal de segurança máxima.

Além das condenações, a Polícia Militar afirma que José atuava como “sintonia” do Primeiro Comando da Capital (PCC), função que, segundo investigações, é atribuída a membros responsáveis por repassar ordens de chefes da facção criminosa.

Ação policial

A corporação informou que o confronto aconteceu dentro de um mercado, onde José foi localizado com um volume suspeito na cintura. No momento em que os policiais tentaram abordá-lo, o homem teria sacado uma arma e aberto fogo contra a equipe. Os militares revidaram, e o suspeito foi atingido.

Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado a um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Histórico criminal

José Almeida Santana é citado em decisões judiciais como um dos envolvidos no megassalto ao Banco Central, que resultou na retirada de cerca de R$ 164 milhões do cofre da instituição, após um túnel de aproximadamente 80 metros ser escavado por criminosos.

Em decisão do STJ, magistrados destacam que os envolvidos eram considerados “os principais mentores daquele que, até o momento, é considerado o maior furto de todos os tempos”, ao justificar a necessidade de transferência para unidade prisional de segurança máxima.

A Polícia Militar informou que segue realizando ações de inteligência e patrulhamento para combater atividades de facções e criminosos de alta periculosidade no Estado.


Leia mais sobre: / / / / / Anápolis / Cidades / Notícias do Estado