Operação conjunta realizada na manhã desta segunda-feira (15) entre o Procon Goiás, a Vigilância Sanitária de Goiânia e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) resultou na interdição parcial de um supermercado localizado no setor Jardim Novo Mundo, na capital.
Segundo informações, a princípio houve interdição parcial da padaria e do supermercado. No entanto, nessa tarde, o estabelecimento foi totalmente interditado. Os agentes e policiais civis ainda estão no local.
Até o momento, cerda de 2,4 toneladas de produtos impróprios foram apreendidos, como leite, salgados armazenados de forma indevida, carnes sem data de fabricação e vencimento, diversos produtos vencidos, embalagens violadas supostamente por roedores, produtos com armazenamento irregular e frutas estragadas. Além de aproximadamente 40 irregularidade detectadas pela Vigilância Sanitária.
De acordo com o gerente de fiscalização do Procon Goiás, Marcos Rosa, a parte em que os clientes tinham acesso aparentava regularidade, no entanto, os agentes foram surpreendidos após a visita a padaria, o açougue e o depósito.
O gerente de fiscalização conta que os máquinas utilizadas para a fabricação de pães estavam totalmente sujas, sem a manutenção de limpeza adequada, o que coloca em risco o consumidor. “Eles não tinham o básico de higiene”, ressalta.
O proprietário será autuado por condições impróprias de higiene, por venda de produtos impróprios para o consumo, sendo com prazo de validade vencido e mal acondicionamento dos alimentos.
Após a interdição, que até o momento não tem previsão de final, o estabelecimento só reabrirá as portas após uma readequação da padaria, do estoque, do açougue, entre outros espaços, conforme solicitado pela Vigilância Sanitária.
Leia mais:
- Operação Olho Vivo constata situação precária de açougue em Goiânia
- Carne imprópria para o consumo apreendida em Goiânia
- Apreendidos 800 quilos de materiais de construção impróprios para uso
Leia mais sobre: Cidades