24 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 09:36

Supermercado interditado não possui licença para funcionamento de açougue

Fotos: Procon e Decon
Fotos: Procon e Decon

Foi interditado na manhã desta terça-feira (05), o Supermercado Gentil, localizado na Praça Botafogo, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia. De acordo com a Delegacia do Consumidor (Decon), foram encontrados cerca de 800 kg de alimentos impróprios para consumo, entre carnes, refrigerantes e massas.

O Delegado Rodrigo do Carmo Godinho, afirmou que a denúncia chegou através da Vigilância Sanitária, ao chegarem no local, devido a situação encontrada, acionaram o Procon e a Delegacia do Consumidor. “Chegando lá nós constatamos a presença de pragas, baratas, em pães, produtos vencidos, alimentos mal acondicionados, muitos alimentos sem etiquetagem e data de validade e fabricação”, conta o delegado. Ele também afirma que existe a suspeita de que alimentos que estavam estragados, eram trocadas as etiquetas e colocadas outras etiquetas com outro prazo de validade.

A fiscalização apreendeu quase uma tonelada de alimentos impróprios, entre carnes, linguiças, frango, queijos, pães, todos armazenados no meio de baratas e roedores. Já os refrigerante ficavam em uma área externa, expostos ao sol e chuva. O supermercado também não possuía licença para o funcionamento do açougue, “Para manipular carnes, temperar, fazer linguiça, é necessário uma autorização especial da Agrodefesa. Em um primeiro momento eles até alegaram que tinham essa licença, no entanto nós verificamos que eles não tinham esse registro. Eles estavam processando alimentos de forma irregular, sem nenhuma fiscalização” conta o Delegado.

O dono do supermercado foi preso em flagrante e vai responder pelo crime contra as relações de consumo, que prevê pena de dois a cinco anos de detenção. O estabelecimento foi interditado e só a vigilância sanitária poderá desinterditá-lo. O Supermercado Gentil está sendo autuado pela Vigilância e pelo Procon, a multa aplicada pode variar entre R$ 600 e R$ 8 milhões. 

{gallery}Supermercado Gentil{/gallery}

Leia Mais:

Interditado supermercado com 800 kg de alimentos impróprios para consumo

 

 


Leia mais sobre: Cidades