28 de agosto de 2024
Definido • atualizado em 29/04/2023 às 14:31

STF forma maioria a favor de tornar réus os 200 envolvidos nos atos golpistas

Foram 7 votos positivos contra 0 negativos para aceitar a denúncia. O último a votar na modalidade virtual foi o ministro Gilmar Mendes
Alexandre de Moraes deve agora analisar a manutenção da prisão dos acusados detidos. Foto: Reprodução
Alexandre de Moraes deve agora analisar a manutenção da prisão dos acusados detidos. Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria dos votos a favor de tornar réus os 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Com o voto do ministro Gilmar Mendes, computado na última sexta-feira (28), o placar fecha em 7 contra 0, pelo recebimento de denúncias contra os acusados.

Ao todo, dez ministros estão aptos a votar. Até o momento, além de Mendes, já votaram o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Dias Toffoli, Cármem Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. Faltam os votos de Rosa Weber, André Mendonça e Nunes Marques.

Atualmente, o recebimento de mais de 200 denúncias está sendo julgado em plenário virtual, em que os votos são depositados eletronicamente, sem deliberação presencial. A sessão começou na terça-feira (25) e segue até as 23h59 da próxima terça-feira (2).

Por fim, a próxima etapa do processo, após a decisão favorável da maioria é a análise da manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos, pelo ministro Alexandre de Moraes. Na semana passada, na primeira votação sobre o caso, a Corte aceitou denúncia e tornou réus os primeiros 100 investigados pela participação nos atos.


Leia mais sobre: / Política

Comentários