21 de dezembro de 2024
Cidades

Startup voltada para empreendedorismo vence hackatona

A EmpreendeGO, uma startup focada no empreendedorismo, Empreende GO, foi a grande vencedora da Hackatona Let’s GO (Líderes, Empreendedores e Talentos a Serviço de Goiás), realizada no último final de semana na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Como prêmio, os cinco participantes do grupo receberam seis meses de incubação, em parceria com a Rede Goiana de Incubação, uma visita ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, além de bolsas de estudo Empretec, que, promovido pelo Sebrae, é considerado uma das principais soluções para contribuir com o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor.

A segunda colocação ficou com a startup Li Cidadão, que tem como objetivo principal tornar as licitações do governo mais transparentes, permitindo o cidadão a fazer comparação com o preço de mercado. Assim, a sociedade pode cobrar e o governo se justificar. Na terceira posição, ficou a startup Med GO, que quer otimizar o acesso à saúde pública, equilibrando a demanda dos postos de saúde ao encaminhar o cidadão à unidade de atendimento com o menor tempo de espera mais próxima.

Todos os ganhadores receberam períodos de seis meses de incubação. Com isso, poderão desenvolver suas propostas com foco no aproveitamento por parte do mercado. Ao todo, sete grupos apresentaram ideias inovadoras que podem aproximar governo e sociedade, contribuindo também para tornar o Estado ainda mais transparente. “Vemos boa possibilidade de utilização destas ideias por parte do governo. Vai depender agora da transformação delas em modelos que possam ser usados de fato como sites ou aplicativos”, explica o titular da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Thiago Peixoto.

Idealizado e realizado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), o Let´s GO tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), por meio do programa Inova Goiás, e da Controladoria Geral do Estado (CGE). A ideia geral é tornar os dados disponíveis nas bases do governo mais acessíveis à população. Thiago Peixoto, vê no evento uma forma do governo buscar soluções na sociedade. “É muiito bom quando o poder público assume suas dificuldades e chama a sociedade para buscar soluções”, destacou. Entre as ideias apresentadas, estão portais e aplicativos que facilitam o acesso do cidadão a dados de licitações, de saúde e educação.

Idealizador do Inova Goiás e apoiador do Let´s GO, o vice-governador José Eliton entende que este tipo de iniciativa é fundamental em um ambiente de transparência e modernidade. “A inovação foi sem dúvida o grande marco do governo do Estado este ano, a partir do momento em que o governador Marconi Perillo lançou em setembro o programa Inova Goiás, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), com apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Nesse contexto, o Let’s GO é mais uma importante iniciativa que gera oportunidades de aprendizado e de avanços no desenvolvimento de startups e na modernização da máquina administrativa”, opinou.

Julgamento

O júri foi composto pelos jornalistas João Unes, diretor-presidente do jornal A Redação, Carlos Willian Leite, editor da Revista Bula, e Fabiana Pulcineli, repórter do jornal O Popular, além de Rodrigo Fernandes, executivo de negócios da Microsoft Brasil, e de Adauto Barbosa, secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado. “Esse tipo de iniciativa é fundamental no processo de transparência pelo qual o Estado de Goiás tem passado nos últimos anos”, explicou Adauto.

O superintendente executivo de planejamento da Segplan,, Thiago Camargo, agradeceu, em nome do Governo de Goiás, o emprenho dos participantes da Hackatona. “É impressionante ver o quanto tem gente disposta a contribuir com o governo de forma voluntária. Alguns dos produtos que surgiram aqui tem um ótimo potencial”, declarou.

Além de estimular o cidadão a propor soluções em desafios públicos que envolvam transparência na contratação de produtos e serviços e mecanismos mais intuitivos para acesso facilitado às despesas do Estado, o evento também abriu para os participantes todos os dados de arrecadação e despesas na gestão pública estadual.

Palestras

A hackatona, que chegou ao fim na noite de domingo e cuja premiação foi entregue ontem, foi a primeira parte do Let´s GO. O evento prossegue com um ciclo de palestras e painéis voltados para questões como empreenderorismo, redes sociais, mídias digitais, inovação, ciência e tecnologia e as relações disso tudo com sociedade e gestão pública. O primeiro palestrante foi o jornalista Marcelo Tas, ainda na noite de domingo. Ele falou sobre criatividade na era digital. 

A programação inclui ainda nomes como Daniel Mangabeira (Uber), André Tamura (We Gov), Pablo Ribeiro (Endeavor), Denise Yagui (Fundação Brava), Gustavo Maia (Colab.re), Juliana Sakai (Transparência Brasil), Fernando Sandes (Onde Fui Roubado), Anderson Giovani (Seminário Social Good) e Ronaldo Lemos (ITS Rio e Globonews). O Let´s GO vai até a terça-feira (15/12).


Leia mais sobre: Cidades