16 de outubro de 2024
Cidades

Somente turistas com reserva podem entrar em Pirenópolis a partir desta sexta-feira (25)

Barreira sanitária em Pirenópolis. Somente quem tem reserva poderá acessar o município. (Foto: Divulgação)
Barreira sanitária em Pirenópolis. Somente quem tem reserva poderá acessar o município. (Foto: Divulgação)

Pirenópolis passa a exigir a partir desta sexta-feira (25) a comprovação de reserva na rede de hospedagem da cidade para permitir que turistas entrem no município. A medida está prevista em decreto publicado pela prefeitura na semana passada.

As barreiras sanitárias nas duas principais entradas foram retomadas, com equipes da Polícia Militar e fiscais da prefeitura. “Só vai ser proibido de entrar na cidade quem não tiver reserva”, afirmou o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, Beto Rego.

Os visitantes terão duas formas de comprovar a reserva e, assim, acessar a cidade. Uma delas é apresentar o comprovante enviado pela pousada aos fiscais. A outra, que ganhou adesão de vários estabelecimentos da rede hoteleira, é utilizar uma pulseira.

“Algumas pousadas farão um check-in em um posto fora da cidade. A pessoa entra e já mostra a pulseira. Aí não precisa apresentar comprovante de reserva”, explicou Rego.

O secretário lembra ainda que a entrada de turistas nos atrativos só é permitida via comprovação de reserva, seja pela informação da pousada ou uso da pulseira. O comitê também pediu a restaurantes da Rua do Lazer que funcionem apenas mediante reservas de horários dos clientes, para evitar superlotações.

Rego ressaltou que as medidas são necessárias para evitar aglomerações. “A pessoa que vem sem reserva fica na rua, gera lotação, uma vez que a capacidade de funcionamento da cidade ainda está limitada”, explicou. Ele relata que os fins de semana têm sido de muita demanda por reservas. No último decreto, inclusive, a prefeitura ampliou a permissão para que a rede de hospedagem receba até 80% da capacidade total.

Moradores ganham adesivos

Beto Rego informou que, para facilitar a fiscalização, a prefeitura está afixando adesivos nos para-brisas dos carros de moradores de Pirenópolis. O cidadão com residência comprovada pode colocar o adesivo no portal de entrada e no Museu do Divino.

Segundo o presidente do comitê, também terão adesivos afixados os moradores de segunda residência ou que têm parentes próximos e transportadores de cargas.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque 2