16 de novembro de 2024
Política

Sobe percentual de brasileiros que dizem que Bolsonaro não sabe lidar com a pandemia

(Foto: Isac Nóbrega/PR)
(Foto: Isac Nóbrega/PR)

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (14) mostra que subiu para 57% o percentual de brasileiros que acreditam que a atuação do presidente Jair Bolsonaro é ruim ou péssima no combate à pandemia de covid-19. Em dezembro, este montante era de 54%.

A subida ocorre no contexto da forte disseminação da variante ômicron no Brasil. A cepa, muito mais contagiosa, tem elevado temores em estados e municípios pelo grande número de contaminados, que convertem-se também em internações e, posteriormente, óbitos.

Esta avaliação só não é pior que os 61% atingidos em março do ano passado, quando o país teve o segundo mês mais letal durante a pandemia. Antes disso, Bolsonaro acumulava quatro meses de melhora na percepção do eleitorado.

O levantamento da XP/Ipespe mostra que a avaliação do presidente no combate à pandemia também influencia na aprovação de seu governo. Para 54% dos brasileiros, Bolsonaro faz uma gestão ruim ou péssima, enquanto apenas 24% consideram-na ótima ou boa.

Medo da pandemia

A pesquisa Ipespe aponta que aumentou o temor da população em relação ao coronavírus. Em dezembro, 28% dizia estar com ‘muito medo’ da pandemia, o grupo subiu para 35%. Quem estava com ‘um pouco de medo’ somava 35% e atualmente é 36%. Quem dizia ‘não estar com medo’, que era 36% em dezembro, hoje o grupo soma 28%.

XP/Ipespe ouviu 1 mil eleitores nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.


Leia mais sobre: / / Política