O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina nos últimos dias subiu para 27.675, segundo balanço da Defesa Civil.
Já são 89 municípios atingidos no Estado e ao menos 8.681 residências prejudicadas pela chuva. Segundo o órgão, 1.309 pessoas estão desalojadas na casa de parentes e amigos e outras 2.093 pessoas estão desabrigadas. Não há informações de feridos.
Os municípios de Lages e Rio do Sul decretaram situação de emergência e solicitaram assistência humanitária. Os 28 abrigos em espaços públicos que foram montados nos municípios já receberam cerca de 1.057 pessoas. Outros 16 abrigos foram montados no Estado.
Segundo a Defesa Civil, as regiões mais críticas estão concentradas no Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul devido ao acúmulo de chuva no vale do Rio Uruguai.
Escolas da rede pública de mais de 30 cidades tiveram as aulas canceladas nesta segunda (5), sem previsão de retorno. Nesta terça (6), também foram suspensas as aulas nas cidades de São João Batista, Tijucas e Brusque.
No Rio Grande do Sul, 6.309 pessoas foram afetadas pelas chuvas em 126 cidades. No total, 433 famílias foram desabrigadas e outras 1.077 desalojadas, de acordo com relatório divulgado pela Defesa Civil.
Ao todo, 52 municípios decretaram situação de emergência. Os mais atingidos foram Uruguaiana e Itaqui, com 3.519 afetados. Em Itaqui, houve suspensão parcial do período letivo, antecipando as férias escolares. A previsão é que as aulas voltem no dia 13. (Folhapress)
Leia mais:
- Semana de chuvas intensas afeta 100 cidades no RS; população usa barcos
- Chuva transborda rios e deixa metade dos municípios do Amazonas em emergência
Leia mais sobre: Brasil