16 de dezembro de 2024
Economia • atualizado em 21/03/2023 às 16:45

“Só quem concorda com juros altos é o sistema financeiro”, afirma Lula sobre a taxa de 13,75%

O presidente acredita que manter a taxa de juros a esse valor é "irresponsabilidade" do Banco Central, e diz que vai fazer a "economia voltar a crescer"
A entrevista ao vivo foi concedida ao site Brasil 247. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A entrevista ao vivo foi concedida ao site Brasil 247. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a alta taxa de juros Selic, praticada pelo Banco Central (BC). Em entrevista concedida ao Brasil 247, Lula afirmou que manter esse valor é “irresponsabilidade” do BC.

Desde agosto de 2022, a taxa básica de juros aplicada é de 13,75%. Para Lula o alto valor não tem justicativa, já que a inflação brasileira não é baseada no excesso de demanda. “Não há nenhuma explicação, nenhuma lógica”, pontuou o presidente.

Lula mencionou ainda que esse sistema só é interessante para os bancos. “Só quem concorda com os juros altos é o sistema financeiro, que ganha muito dinheiro. As pessoas sérias que trabalham, os empresários que investem sabem que não está correto”.

O presidente destacou que aliado à inflação, fica muito difícil para que o trabalhador consiga realizar empréstimos. “Ninguém consegue tomar dinheiro emprestado a 13,75%, a um juro real de 8% se você descontar a inflação”, acrescentou.

O petista criticou a atuação do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao dizer que ele não teve compromisso com a lei e afirmou que vai se empenhar para que a economia volte a crescer. “A lei diz que é preciso fazer política monetária cuidando não só da inflação, mas também do crescimento de emprego. Então, eu vou continuar brigando para que a gente possa reduzir a taxa de juros, para a economia voltar a ter investimento”, concluiu.


Leia mais sobre: / / Política