A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta terça-feira (23) que o número de ambulâncias utilizadas no transporte entre Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Goiânia e hospitais, após a regulação, é dez por plantão e não entre 4 e 8 como divulgou o deputado estadual Mauro Rubem (PT) na segunda (22). O parlamentar registrou a informação em três órgãos pedindo apuração e providências.
Em nota enviada nesta terça, a SMS diz que essas ambulâncias realizam cerca de 800 transportes mensalmente. Informa também que a demanda ocorre por agendamento e que o município conta ainda com 22 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), mas não esclarece se estas são utilizadas com fins sanitários.
Representações em três órgãos
Como mostrou na segunda o Diário de Goiás, ao apresentar representações no Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Mauro Rubem indicou no âmbito do transporte sanitário um número de veículos correspondente aos do SAMU que a SMS informou. Ele se referia às ambulâncias usadas para o transporte de pacientes entre as UPAS e hospitais conforme planilhas às quais teve acesso. Segundo o questionamento do parlamentar estariam faltando ambulâncias para esse tipo de serviço “que tem uma demanda média de 60 transportes em 24 horas”.
A SMS não comentou se faltam veículos frente à demanda, qual é essa demanda por plantão e se o número informado, dez por plantão, é corresponde à programação do órgão. Leia a íntegra da nota ao final!
NOTA
“A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que o transporte agendado de pacientes, que realiza as transferências entre unidades de saúde, tem em média 10 viaturas em operação por turno. A SMS ressalta que o serviço realiza cerca de 800 transportes mensalmente.
Além das ambulâncias do transporte sanitário, a SMS conta com 22 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que realiza o atendimento pré-hospitalar a urgências e emergências na capital.”
Assessoria de Comunicação – SMS
Leia mais sobre: Ambulâncias sanitárias / Mauro Rubem / MP-GO / MPF / SMS / TCM / Cidades / Goiânia / Saúde

