A Secretária Municipal de Saúde (SMS) entregou de forma gratuita nos Distritos Sanitários 1.800 frascos de repelentes para gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os repelentes são eficazes para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, já que além da Dengue e da Chikungunya o mosquito também transmite o vírus Zika que pode causar microcefalia nos bebês.
A distribuição deve começar a partir desta semana. Cada paciente terá o direito a dois frascos de repelente por mês. No entanto apenas as gestantes que estão em dia com o cadastro do Programa Bolsa Família terão o direito ao benefício.
A SMS alerta que é essencial as grávidas adotem também outras medidas protetivas para evitar o contato com o mosquito. É indicado manter portas e janelas fechadas com telas protetoras e o uso de camisas e calças longas.
Além desta precauções é necessário combater ao mosquito, alerta a SMS. É preciso a eliminação de recipientes que contem água parada, como pratos de vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus até mesmo brinquedos.
Leia mais:
- Secretária de Saúde declara que impasse entre médicos e prefeitura é um “mal entendido”
- Saúde quer diluir vacina para ampliar doses
Leia mais sobre: Cidades