05 de dezembro de 2025
AJUSTES

SMS de Goiânia responde relatório do TCMGO e cita ações para recuperar unidades de saúde

Secretaria destaca troca de empresas, reforço de equipes e avanço em vacinação após apontamentos do Tribunal de Contas.
SMS argumenta que está promovendo mudanças para sanar os problemas apontados pelo TCMGO - Fogo: arquivo
SMS argumenta que está promovendo mudanças para sanar os problemas apontados pelo TCMGO - Fogo: arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou nesta sexta-feira (5) que está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO) para sanar os pontos indicados no relatório divulgado pelo órgão nesta mesma data, no qual auditores do Tribunal apontam problemas críticos em 81 unidades de Atenção Básica e 13 de Urgência e Emergência da capital.

Em nota enviada ao Diário de Goiás, a SMS cita iniciativas para restabelecer os serviços e argumenta que realizou a troca de empresas que não estavam atendendo as necessidades da rede municipal.

Manutenção e mais pessoal

Conforme a secretaria, um dos pontos observados, relativo à manutenção predial, está sendo resolvido com frentes de trabalho.

Sobre a questão da falta de pessoal, a SMS lembra que abriu um edital de credenciamento médico, que está em andamento, prevendo aumento no total de profissionais de 730 para 1.800. Esse edital, entretanto, tem sido alvo de divergências com o Sindicato dos Médicos por propor valores menores pelos plantões.

A pasta destaca ainda que o relatório do Tribunal, como mostrou reportagem do DG, também aponta avanços. Confira a íntegra da nota abaixo!

NOTA

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que trabalha em conjunto com o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM) na resolução dos pontos indicados no relatório. Desde janeiro de 2025, a atual gestão implementa série de iniciativas para a reconstrução das redes de atenção à saúde da capital, com foco na oferta de atendimento com qualidade e dignidade aos goianienses. 
 
A SMS já promoveu a troca da empresa responsável pela higienização e fornecimento de materiais de limpeza para as unidades de saúde, contratada na gestão anterior e com graves falhas na prestação dos serviços. A secretaria também ampliou as frentes de trabalho de manutenção predial em toda a rede. A pasta tem edital de credenciamento médico em andamento, que prevê aumento no total de profissionais de 730 para 1.800. A SMS ampliou ainda as salas de vacina em funcionamento no município, de 29 para 67. Neste ano, Goiânia aplicou mais de 1 milhão de doses de imunizantes, um aumento 82% em comparação ao ano anterior. 
 
A secretaria também alterou o modelo de gestão das maternidades municipais, interrompendo um ciclo de paralisações de serviços de comprometia a continuidade da assistência à saúde materno infantil. O relatório do TCM já aponta avanços também com a entrega de novo mobiliário às unidades de saúde e regularização de estoques de insumos e medicamentos que antes estavam em falta. 
 
A SMS ressalta que o Plano de Ação em andamento foi proposto pela secretaria e que as intervenções definidas estão em andamento.”


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia / Saúde