05 de janeiro de 2025
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:45

SMS de Aparecida realiza campanha de combate à hanseníase

(Foto: Valdir Antunes)
(Foto: Valdir Antunes)

Em função do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado todos os anos no último domingo de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia realizou na manhã desta terça-feira (31), no Parque da Família, a campanha de conscientização e combate à doença. O objetivo é erradicar a doença, promover o diagnóstico e o tratamento precoce, além de difundir informações e desfazer o preconceito.

De acordo com a diretora de Epidemiologia e Vigilância Ambiental de Aparecida de Goiânia, Renata Cordeiro, a campanha é importante porque muitas pessoas não têm conhecimento de que hanseníase tem cura.  “A gente quer divulgar que existem recursos capazes de propiciar essa cura. O tratamento é feito através de antibióticos e de reabilitações físicas e psicossociais,” explicou.

A preocupação da SMS é que a doença crônica é contagiosa, apesar de que no ano passado a taxa de detecção foi de 27,8%, índice menor se comparado aos anos anteriores. Nos últimos seis anos foram registrados 1.361 casos de hanseníase em Aparecida, sendo que homens na faixa etária de 20 a 59 anos foram os mais atingidos. “Além de reduzir lesões que a doença causa nos pacientes, realizando tratamentos, o intuito é evitar o contágio de mais pessoas,” informou a diretora.

No evento foi entregue material educativo e oferecido atendimento à população para diagnosticar casos novos de hanseníase. No local um micro-ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento, esteve disponível e contou com uma equipe para orientar e atender as pessoas que apresentaram algum tipo de sintoma da doença.

Os sintomas da hanseníase são: manchas esbranquiçadas avermelhadas na pele, com diminuição ou perda da sensibilidade ao sol e ao calor, quedas de cabelo nos locais das manchas, dormência de mãos e/ou pés, fraqueza, inchaço no rosto, orelhas e/ou mãos.

Os pacientes que procuraram os serviços e apresentaram suspeita da doença, foram encaminhados para o Cais Nova Era, para receberem acompanhamento. A ação vai ser estendida em todos demais postos de saúde do município.  Segundo a funcionária da SMS, todas as unidades estão aptas para fazerem a avaliação.

 

Leia mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia