24 de agosto de 2024
Cidades

SMS de Aparecida inicia hoje (21) campanha contra a tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia inicia nesta segunda-feira (21), a campanha do Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, data comemorada oficialmente no dia 24 de março. Na quarta-feira (23), será montado um stand em frente ao Cais Nova Era para oferecer orientações sobre a tuberculosa, das 7h às 11h. Em casos sintomáticos, será feita a coleta de material para realização do exame rápido da doença.

No stand, haverá a colaboração de acadêmicos de medicina da Universidade de Rio Verde (UniRV) Campus Aparecida. Eles realizarão o exame para diagnóstico da tuberculose TRM-TB, no próprio laboratório do Cais. O resultado sai em apenas duas horas. Além dos exames, de hoje até quinta-feira (24), a SMS deve intensificar a campanha em todas as unidades de saúde do município, distribuindo material educativo com orientações sobre atendimento, prevenção e exames.

“A campanha serve para reforçar a luta contra a doença e conscientizar a população. Nosso objetivo é divulgar informações e os principais sintomas da tuberculosa, para que a população busque atendimento ao perceber os primeiros sintomas”, explica a coordenadora do Programa Tuberculose e Hanseníase, Magaly Carvalho. De acordo com ela, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

No ano passado, foram notificados 159 casos da doença no município. Deste total, 139 são de casos novos. Neste ano, já foram notificados 22 casos.

Doença, sintomas e tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por um micro-organismo (Mycobacterium tuberculosis) conhecido como bacilo de koch. Ataca principalmente os pulmões, mas pode afetar outras partes do corpo.

A transmissão é feita de pessoa para pessoa, por espirros ou pela tosse. Um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito.

O tratamento é gratuito e disponível na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao sentirem os sintomas os pacientes podem procurar qualquer unidade de saúde de Aparecida. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito o quanto antes, por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.

Para prevenir a tuberculose, algumas medidas devem ser tomadas como vacinar as crianças com BCG ao nascer. Já as pessoas que moram na mesma casa ou trabalham no ambiente de pessoas com a doença, também devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação médica.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários