A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) começou a vacinação contra gripe destinada a profissionais da Educação. A ampliação do grupo prioriátio começa a partir desta terça-feira (18), em 35 postos de imunização do município.
Os professores já estavam no grupo prioritário, mas agora, a vacina também será ofertada para os demais profissionais que atuam em escolas, creches, Cmei’s, faculdades, cursos técnicos e profissionalizantes. Quem desejar se vacinar contra gripe deve apresentar documento que comprove vínculo com instituições de ensino públicas ou privadas.
LEIA TAMBÉM: Saúde de Goiás confirma 5ª morte por gripe, em Iporá
A ampliação é uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde. “Temos acompanhado o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza nas últimas semanas e a vacinação reduz os riscos. Aproveitem! O imunizante contra a gripe é seguro, eficaz e gratuito”, destaca a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.
Grupo prioritário
Além dos trabalhadores da educação, também fazem parte do grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Sobretudo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Além disso, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas também fazem parte da lista.
Semelhantemente, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, além de, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade podem ser vacinados durante a campanha.
A vacinação contra gripe está disponível em 33 UBS’s de Aparecida, assim como na Central de Imunização e na Maternidade Marlene Teixeira. O atendimento nas Unidades Báscias acontece de segunda a sexta das 7h30 às 16h30.
A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h.
Vacinação no feriado
Em regra, os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos, assim sendo, é válido ficar atento ao calendário. No entanto, para facilitar o acesso da população à vacinação, neste final de semana a SMS realizará um mutirão na Central de Imunização. Na sexta-feira (21) e no sábado (22), a sala de vacinação funcionará das 8 às 13h.
No Mutirão de vacinação do feriado também acontecerá ação na Escola Municipal Valdir Gonçalves, no Jardim Tiradentes. Os interessados na atualização do cartão de vacinação terão acesso ao serviço na sexta (21), das 8 às 17h, e no sábado (22), das 8 às 12h.
Leia mais sobre: SMS Aparecida / vacina influenza / vacinação gripe / Cidades