22 de dezembro de 2024
Inclusão

SME Goiânia está preparando profissionais da educação para acolhimento de estudantes imigrantes

Os profissionais da educação da rede municipal vão receber orientações e serão capacitados para acolher crianças de outras nacionalidades
O profissionais da rede municipal de educação participaram de encontro para orientações e lançamento de e-book. Foto: SME
O profissionais da rede municipal de educação participaram de encontro para orientações e lançamento de e-book. Foto: SME

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) está preparando os profissionais da educação da rede municipal para o acolhimento de crianças de outras nacionalidades. Na tarde da última quarta-feira (3), a SME lançou um e-book com orientações aos servidores.

De acordo com a SME, atualmente, há cerca de 358 estudantes de outras nacionalidades matriculados na rede de ensino municipal. Diante disso, pensando na integração e no envolvimento das crianças vindas de países como Venezuela, Bolívia, Colômbia, Nigéria e outros, a SME preparou o e-book “Linhas Guias: orientações para recepção e acolhimento às crianças/estudantes imigrantes na RME de Goiânia”.

Assim sendo, o documento aborda assuntos como enfrentamento ao preconceito e xenofobia, matrícula de aluno estrangeiro, envolvimento das famílias e linguagem a ser utilizada em sala de aula. O e-book foi apresentado para coordenadores pedagógicos das instituições que possuem estudantes imigrantes, apoios técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e apoios da Diretoria Pedagógica.

Conforme a coordenadora do Grupo de Trabalho para Imigrantes (GTI) da SME, Warlúcia Pereira Guimarães, é importante que se faça uma avaliação mais cuidadosa sobre os estudantes imigrantes. “É necessário estabelecer uma relação de confiança, afetividade e acolhimento desses estudantes, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Se não se estabelecer essa relação, o aluno evade da escola”, ressalta Warlúcia.

O e-book

O material preparado pela SME possui 20 páginas. O livro digital fala do enfrentamento ao preconceito e xenofobia e traz orientações aos profissionais de como lidar com situações em sala. Além disso, trata também do envolvimento das famílias, utilização da linguagem, e abordagem em relação à cultura e avaliação.

Dentre as principais nacionalidades de alunos estrangeiros matriculados na rede estão venezuelanos (65,8%), bolivianos (4,4%) e colombianos (2,5%). Há também haitianos (2,7%), angolanos e nigerianos (03%), e indígenas venezuelanos da etnia Warao (1,4%). Contudo, a rede municipal acolhe, ainda, crianças/estudantes de outras 18 nacionalidades.


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