22 de novembro de 2024
Geral

SISUTEC recebe inscrições ate amanhã

Técnico em segurança do trabalho é o curso mais procurado

 

 

O programa SISUTEC recebeu mais de 240 mil inscrições. O curso técnico em segurança do trabalho é a formação mais procurada . Segundo balanço de sexta-feira (9) do Ministério da Educação, foram 57,5 mil inscrições para 13,4 mil vagas, o que equivale a uma concorrência de 4,3 candidatos por vaga. O curso é um dos 117 oferecidos pelo Sisutec. No total, são 239,8 mil vagas, todas gratuitas, distribuídas em 585 instituições pelo Brasil.

O sistema de seleção é mais uma iniciativa para incentivar o ensino técnico, com uma formação mais rápida que uma graduação, mais voltada para o mercado de trabalho. No Brasil, os cursos têm ganhado espaço e sido valorizados pelo mercado. A prova é que 72% dos ex-alunos de cursos técnicos conseguem trabalho no primeiro ano após a formatura e têm renda média de 2,6 salários mínimos.

Além disso, 73% estão ocupados em atividades relacionadas à área de formação. Quanto ao salário, trabalhadores com formação técnica ganham 24% a mais do que os que têm apenas o ensino básico. Os dados são do estudo feito pela CNI. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do Sisutec até segunda-feira (12).

Segundo o MEC, até o fim da tarde dessa sexta-feira (9), o sistema tinha 243.391 candidatos inscritos. Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não ter zerado a redação. Aqueles que não fizeram o Enem e querem ingressar no ensino técnico têm a opção de participar doPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na página do programa estão disponíveis os cursos e as modalidades de bolsa.

 


Leia mais sobre: Geral