22 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 13/02/2020 às 00:42

SISU abre inscrição para vagas do primeiro semestre; prazo vai até sexta-feira, 27

 

Foram abertas na madrugada desta terça-feira (24) as inscrições para a primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site www.sisu.mec.gov.br até a sexta-feira (27).

Através do Sisu os estudantes podem selecionar através até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando os pesos específicos de cada opção.

Para este primeiro semestre, serão oferecidas 238.397 vagas para 131 Universidades Federais, Institutos Federais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O resultado será divulgado até o dia 30 de janeiro e o período de matrícula será entre 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada, poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro a 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Como funciona?

Depois da abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia as notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

Através do portal do aluno, também é possível consultar, a classificação parcial na opção do curso escolhido. Ao final do período de inscrição, será divulgada a lista de selecionados. No mesmo portal o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Lembrando que o candidato pode mudar as opções de curso.

Tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Calendário do SISU

Inscrições: 24 a 27 de janeiro

Chamada regular: 30 de janeiro

Prazo para entrar na lista de espera: 30 de janeiro

Matrícula de chama regular: 3 a 7 de fevereiro

Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 16 de fevereiro

Leia Mais:


Leia mais sobre: Brasil