O Sistema da Organização de Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB/GO) reelegeu Luís Alberto Pereira como presidente da instituição. O escolhido deve ficar no cargo por mais quatro anos.
O processo eleitoral foi realizado na Casa do Cooperativismo Goiano, em Goiânia, e também oficializou a eleição dos demais membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da instituição. O dirigente reeleito enfatizou que uma das prioridades da nova gestão é a consolidação da implantação dos núcleos regionais, que fortalecem a capilaridade do cooperativismo em todas as regiões do Estado de Goiás.
O presidente ressaltou os planos para a continuidade dos investimentos em cursos de formação e capacitação. “Queremos focar também na nossa representação institucional, para que a população goiana conheça melhor o cooperativismo”, destacou Luís Alberto.
Nos últimos quatro anos o Sistema OCB/GO teve grande avanço nos seus principais indicadores. No período de 2019 a 2022, o SESCOOP/GO realizou 131 mil atendimentos de formação profissional e promoção social. A instituição aumentou os investimentos no desenvolvimento direto das cooperativas filiadas, com oferta de cursos, treinamentos, palestras, monitoramento e outras soluções concebidas para fortalecer o desempenho das cooperativas para a gestão e para o mercado.
O valor investido na área passou de R$ 6,87 milhões, em 2019, para R$ 18,84 milhões, em 2022, um crescimento de 174%. Além disso, ampliou parcerias com os governos estadual e municipais, que geraram projetos de lei em favor do cooperativismo em vários municípios de Goiás.
A articulação resultou na aprovação, no ano passado, da nova Lei Estadual do Cooperativismo, pela Assembleia Legislativa de Goiás. Neste período também foi lançado o Programa Coopera Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, para fortalecer o cooperativismo no Estado. Com a Prefeitura de Goiânia, o Sistema OCB/GO fechou parceria para desenvolver cooperativas na capital.
O presidente da OCB nacional, Márcio Lopes, que participou por vídeo, elogiou os resultados do Sistema OCB/GO. “Esse trabalho, desenvolvido sob a liderança de Luís Alberto e sob a coordenação do superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Caiado, é admirável. Quero manifestar meu respeito à toda equipe e, principalmente, ao cooperativismo goiano. Destaco essa capacidade de resiliência, de ação concreta que leva esse nosso modelo de negócio a se enraizar cada vez mais em Goiás “, enfatizou.
Leia mais sobre: cooperativismo / Notícias do Estado