Responsável pelo gerenciamento dos leitos de internação da rede pública e particular credenciada ao Sistema Único de Saúde e pela oferta de consultas especializadas, o departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia tem a função de organizar as solicitações dos pacientes que aguardam vagas para internação de urgência e emergência, internação de cirurgias eletivas e consultas especializadas.
O objetivo é de que assim seja garantido o atendimento mais rápido e priorizado os casos mais graves, conforme os pacientes do SUS.
A Regulação de Goiânia ainda responde pelos pedidos das unidades hospitalares e pré-hospitalares, como Cais, Ciams e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da capital e de outros municípios. Além disso, a infraestrutura de recursos humanos e equipamentos do departamento absorvem as solicitações dos complexos reguladores do interior e da Central de Regulação Estadual.
Segundo informações da Prefeitura de Goiânia, a Regulação libera cerca de 12 mil a 13 mil vagas de internação por mês. Do total, 435 são para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 46 hospitais, clínicas e unidades públicas goianienses.
Leia mais sobre: Cidades