O sistema de autoatendimento nas praças de pedágio do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, nas BRs-153, 414 e 080, já atingiu 255.757 passagens desde o início da operação. As cabines em que o próprio motorista realiza o pagamento começaram a ser implantadas em agosto nas praças de pedágio de Hidrolina (GO), Campinorte (GO), Estrela do Norte (GO) e Porangatu (GO). Em novembro, o sistema foi estendido integralmente a todas as nove praças geridas pela Ecovias do Araguaia.
Desde então, além da possibilidade de optar pelo atendimento realizado por operadores nas cabines manuais da passagem pelas pistas automáticas, mediante adesão ao uso de adesivos (tags), a Ecovias do Araguaia, concessionária que gerencia as rodovias, passou a disponibilizar também as cabines de autoatendimento. Assim sendo, os motoristas de veículos de passeio podem efetuar o pagamento, com cartão de crédito e débito (incluindo aproximação, NFC – Near Field Communication), automaticamente, realizando toda operação de forma autônoma.
Considerando todas as concessionárias do Grupo EcoRodovias, o número de atendimentos nas pistas de autoatendimento atingiu, em um ano, a marca de 1 milhão. Atualmente, além da Ecovias do Araguaia, a modalidade está disponível na Eco101, Eco050 e Ecovias do Cerrado.
Como funciona o autoatendimento
Para usar o autoatendimento, o motorista deve optar pela cabine que funciona nessa modalidade, que estará indicada nas placas de sinalização. No monitor da cabine o usuário vai identificar o local para inserção ou aproximação do cartão.
Para cartões múltiplos com ambas funções, após inserção do cartão, o usuário deverá escolher entre crédito ou débito e, só depois, validar o pagamento por meio da senha. Caso preferir, também é possível realizar o processo de pagamento da tarifa por aproximação. Após concluir a transação, o usuário deve retirar o comprovante e seguir viagem.
Conforme a concessionária, o sistema de cobrança por meio do autoatendimento possui linguagem simples e didática para melhor compreensão de todos, no entanto, a dinâmica foi reforçada com materiais informativos na cabine para auxiliar o motorista durante a realização do procedimento.
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