Chegou em Goiânia nesta sexta-feira (30) a comitiva que trouxe o Sino Vox Patris (A Voz do Pai) do porto de Santos até Goiás. O monumento de 4 metros de altura pesando 55 toneladas, com 4,5 metros de diâmetro, ficará na capital até domingo (1º), quando chega ao seu destino final na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, após 11 anos do início da fabricação, na Cracóvia no Sul da Polônia.
O monumento ficará na base militar no Jardim Guanabara, mas não estará disponível para visitações. Às 5h30 de domingo ele parte para Trindade, onde haverá celebrações na chegada. O sino peregrino, como também vem sendo chamado, vai ser o ponto alto nos 185 da Romaria do Divino Pai Eterno desse ano, que vai de 27 de junho até 6 de julho. O tema da romaria de 2025 é “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos da esperança”.
A viagem desde a Europa, iniciada dia 20 de abril, durou 49 dias. Após iniciar o trajeto de Santos para Goiás, no dia 24 de maio, o sino se tornou atração por onde passava. Na manhã desta sexta, quando ainda estava nas imediações de Abadiânia, dezenas de pessoas foram filmadas e fotografadas junto ao Vox Patris. Todos queriam registrar a passagem do maior sino que badala do mundo.
O sino começou a ser fabricado em 2014 e custou cerca de R$ 17 milhões. Dados do fabricante indicam que as medidas do sino equivalem ao peso de 10 elefantes e a altura de uma girafa.
A peça foi fundida em bronze com uma liga especial formada por 78% de cobre e 22% de estanho. Do lado externo, o sino tem entalhes do artista plástico goiano Silvio Morais que contam a história do Divino Pai Eterno em ordem cronológica, e também imagens alusivas à fauna e à flora do Cerrado goiano.
Leia mais sobre: Chegada do sino Vox Patris / Maior sino que badala / Cidades / Trindade

