27 de novembro de 2024
Destaque 2

Sindilojas determina que comércio varejista em Goiás pode abrir no Carnaval, desde que não convoque funcionários

Comércio varejista pode abrir, desde que não convoquem funcionários, determina Sindilojas-GO (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Comércio varejista pode abrir, desde que não convoquem funcionários, determina Sindilojas-GO (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) bateu o martelo nesta quinta-feira (11/02) com relação ao segmento varejista para o carnaval. As lojas até podem abrir na segunda-feira (15/02) e na terça-feira (16/02) mas desde que não convoquem os empregados para dar expediente. 

É o caso, por exemplo, daquelas empresas de menor porte, em que todo o atendimento é feito pelo próprio empresário ou por seus familiares e sócios. “O Sindilojas-GO recomenda todos a abrir, desde que abram com o empresário ou com seus familiares; pode fazer isso, observando, claro, as regras de horário de cada município”, afirmou o presidente da entidade Eduardo Gomes. 

Gomes explicou que essa autorização, no caso, não depende do sindicato laboral. Segundo ele, a entidade representativa dos comerciários só pode definir a convocação dos empregados. Então, se não convocá-los nos dias 15 e 16, as lojas podem abrir.

Na entrevista, Eduardo Gomes argumentou que “os próprios governos, tanto estadual quanto municipal, no caso, por exemplo, de Goiânia, já suspenderam o ponto facultativo por entenderem que esse é um momento de enfrentamento à pandemia, em que se deve evitar as aglomerações nas festividades típicas do Carnaval.” Nas palavras do presidente do Sindilojas-GO, “o momento requer um sacrifício de todos para colaborar com o Brasil, também, na retomada da economia e na manutenção dos empregos”.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2