Antenado na política desde que ensaiou se candidatar a presidente, e preocupado com a repercussão dos comentários de Rachel Sheherazade no Palácio do Planalto, o dono do SBT Silvio Santos ligou para parlamentares em Brasília, dizem fontes da emissora. Estava receoso de ação do MP Federal contra o canal e a apresentadora, acusada de fazer comentários que incitam a violência, no caso do menor acorrentado por populares no Rio. Silvio, que não descartou pedir audiência com a presidente Dilma, deu férias de duas semanas para Rachel. Ela voltou há poucos dias à bancada e não tocou no assunto.
O mote
A deputada Jandira Feghali, líder do PCdoB, protocolou representação no MP e acionou a Secom da Presidência contra manifestações de Rachel que classificou de racistas.
Oiiieee, Ahaii
Oficialmente a assessoria do SBT informou que desconhece o assunto e não comentaria. Mas parlamentares garantem o contato do grande apresentador, com sua conhecida voz.
Pupila
Silvio ligou de Miami, onde passa parte do mês. Nas conversas, defendeu Sheherazade, a quem apadrinhou no canal e a quem deu carta branca para comentários.
Polemizou
Nas férias na Paraíba, terra natal, Sheherazade foi recebida como heroína e estrela. Disse em rádios que sofre perseguição de políticos do PT e até de colegas em SP.
Vou de táxi..
Os advogados da União e procuradores federais que trabalham no Rio devem adorar um táxi. Têm em média disponíveis R$ 1 mil por dia, durante um ano, para pagar corridas a trabalho. A portaria nº 408 da ministra Miriam Belchior é de 29 de Outubro passado. O valor para o serviço está estipulado no parágrafo 2º. São R$ 239.609,00.
Xenofobia exacerbada
Boa praça, sindicalista e hoje advogado, o líder do PT, Deputado Vicentinho (SP), leitor ávido, quer proibir os órgãos de todas as esferas públicas de.. comprarem livros editados e confeccionados no exterior. Apresentou o projeto de lei 7299.
Brasil das teles
Dados do presidente da Anatel, João Rezende: o Brasil possui 18 milhões de assinantes (contam-se lares e escritórios) de canais a cabo (incluindo combo com internet). O crescimento é de 12% ao ano. ‘Em seis anos teremos a internet em todo o País’.
Tão longe..
Congressistas têm uma dúvida sobre a reunião entre José Sérgio Gabrielli e Nestor Cerveró com os executivos da Astra: por que foi na Dinamarca?
São reis
Em tempos que tanto se discute corte de custos, o Senado Federal mantém serviços exclusivos de deslocamento para parlamentares nos pátios do Aeroporto JK em Brasília. Na quarta, 16, os três senadores do Piauí desceram de uma van do pátio para o desembarque do Terminal 2 e entraram, cada um, nos seus carros executivos Fluence.
Cutuca a caserna
Os deputados Renato Simões (PT-SP) e Erika Kokay (PT-DF) pretendem batizar de Presidente João Goulart a Base Aérea militar de Brasília. Como se sabe, Goulart foi deposto pelos militares em 1961.
Grifes
Vejam o poder da fabricante de cigarros Souza Cruz, no edital publicado em jornal. Desfilam no seu conselho diretor ex-ministros como Nelson Jobim, Pedro Malan e Ellen Gracie, e mais Carlos Ivan Simonsen Leal, Ricardo Oberlander e Rudolf Horn.
E-ncrenca
Dia 6 de maio, a Comissão de Cultura, a pedido da deputada Fátima Bezerra, promove audiência pública que promete debate. Em pauta o projeto de lei 4534/12, que trata da definição de livro no Brasil, incluindo o e-book e os tablets leitores.
Editores x Amazon
O evento contará com críticos do projeto, como Câmara do Livro e o Sindicato dos Editores. Do outro lado, a Amazon e a Livraria Cultura, a favor dos e-books.
Ninguém sabia
Mais do mesmo: O deputado Décio Lima (PT-SC) propôs o PL 7313 para dar o título de Capital Nacional da Cerveja a Blumenau, seu reduto, onde rola a Oktoberfest.
Ponto Final
É mais saudável mesmo debater livros que corrupção.
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP
Leia mais sobre: Leandro Mazzini