22 de novembro de 2024
Brasil em luto • atualizado em 17/08/2024 às 11:00

Sílvio Santos morre neste sábado (17), aos 93 anos

Ícone da TV brasileira, o apresentador estava internado desde o início de agosto para se recuperar de complicações causadas pelo vírus H1N1
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O empresário e apresentador Sílvio Santos morreu, neste sábado (17), em São Paulo, aos 93 anos de idade. A informação foi confirmada pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), por meio das redes sociais. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Sílvio Santos”, frisa a publicação.

“Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência, com muita alegria”, salienta, com a afirmativa de que o Senor Abravanel, nome de batismo de Sílvio Santos, é ainda mais especial. “Somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos”, pontua.

Um dos maiores nomes da TV brasileira, Sílvio Santos foi internado no Hospital Albert Einstein em 18 de julho para se recuperar da H1N1. Teve alta dois dias depois e retornou à unidade hospitalar em 1º de agosto, onde permaneceu até a sua morte.

O dono do SBT deixa a esposa, viúva, Íris Abravanel, e as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata, além de Cíntia e Silvia, de seu primeiro casamento.

Biografia

Nascido em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Sílvio Santos assinou, em 1954, seu primeiro contrato fixo como locutor, na Rádio Nacional de São Paulo. Depois, foi chamado pelo empresário Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa na Rádio Nacional.

Conforme informações do G1, Sílvio Santos assumiu, em 1958, a empresa Baú da Felicidade, que era antes de Manuel de Nóbrega. No ano seguinte, passou a fazer shows em circos para vender os carnês da empresa. No dia 7 de fevereiro do mesmo ano, estreou seu primeiro programa televisivo, o “Hit Parade”, na TV Paulista.

Em 1962, passou a ser apresentador do “Vamos brincar de forca”, na TV Paulista (canal 5, que no ano seguinte foi comprado pela TV Globo). Em seguida, começou a ser exibido o seu Programa Silvio Santos, na TV Globo. Já em 1965, passou a ser apresentador também na TV Tupi.

Em 1975 ele venceu a concorrência para adquirir o Canal 11, do Rio de Janeiro, e no ano seguinte, inaugurou a TVS. Em 1976, ele saiu da TV Globo. Seu programa passou a ser transmitido nas TVs Tupi e TVS do Rio.

De acordo com o G1, Silvio ganhou outras concessões e, em 1981, entrou no ar o SBT, uma das várias empresas do seu grupo, onde o Programa Silvio Santos viraria a principal atração, com quadros inesquecíveis como “Domingo no parque”, “Qual é a música”, “Show de calouros” e “Porta da esperança”.


Leia mais sobre: Brasil