A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promove nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, o seminário para capacitar e atualizar os técnicos sobre a aplicação dos inseticidas usados no bloqueio de transmissão do Aedes aegypti.
Cerca de 800 profissionais de todos os municípios do Estado e das 18 Regionais de Saúde participam do treinamento, que atuam nas áreas de vigilância em saúde, controle de vetores e de endemias, especialmente nas atividades de campo, de bloqueio químico de transmissão, quando ocorre a notificação de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Os participantes serão divididos em três grupos, cada um com cerca de 230 profissionais. O conteúdo teórico será ministrado na Escola Estadual de Saúde Pública Dr. Cândido Santiago e no auditório da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg).
Já a parte prática vai acontecer na Central de UBV da SES-GO. Nesta exposição prática, será demonstrada a metodologia de aplicação dos insumos utilizando as bombas costais motorizadas e as Unidades Baixo Volume (UBVs) veiculares, conhecidas como fumacê.
Os técnicos vão receber orientações sobre o manejo dos equipamentos, calibração de vazão, dentre outros aspectos operacionais, buscando a qualificação desses trabalhadores para o alcance de melhores resultados das ações de controle de vetores. A gerente de vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da Suvisa/SES, Edna Maria Conven, estará presente para atender a imprensa.