16 de dezembro de 2024
Monkeypox

SES-GO confirma primeiros casos de varíola dos macacos em idosos e crianças

Nesta segunda-feira (15), o estado também registrou seus primeiros casos em mulheres
O Estado confirmou seus primeiros casos em crianças e idosos com idades de 9 a 64 anos. (Foto: Divulgação / SES-GO)
O Estado confirmou seus primeiros casos em crianças e idosos com idades de 9 a 64 anos. (Foto: Divulgação / SES-GO)

O cenário nos casos de varíola dos macacos em Goiás, que predomina em homens de 20 a 47 anos, já começa mudar o público tanto em gênero quanto na faixa etária. Segundo a atualização do Painel da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), divulgado na tarde desta terça-feira (16), o Estado confirmou seus primeiros casos em crianças e idosos com idades de 9 a 64 anos.

Nesta segunda-feira (15), o estado também registrou seus primeiros casos em mulheres. De acordo com a pasta, nesta terça-feira foi confirmado mais quatro casos, assim, totalizando 120 casos em todo Estado. Conforme a pasta, há também outros 267 casos suspeitos.

Somente em Goiânia há o registro de 95 casos, 13 em Aparecida de Goiânia, 2 em Luziânia, 2 em Cidade Ocidental, 2 em Valparaíso de Goiás. Demais cidades como Senador Canedo, Itaberaí, Inhumas, Bom Jesus de Goiás, Águas Lindas de Goiás e Anápolis, tem 1 caso confirmado em cada.

Sintomas

A SES-GO destaca que os principais sintomas da doença são: febre, ínguas na região do pescoço, axila e virilha, dor de cabeça e a presença de lesões pelo corpo, o que mais caracteriza a doença. As lesões podem ser únicas ou múltiplas parecida em muitos casos com uma espinha, uma bolha de catapora ou herpes.


Leia mais sobre: / / Cidades