22 de dezembro de 2024
Agilidade • atualizado em 14/09/2022 às 10:38

SES-GO começa a fazer testes para detectar varíola dos macacos

Assim o tempo de espera entre a realização do exame e o resultado, reduz de 7 para 3 dias
(Foto: Reprodução / Agência Brasil)
(Foto: Reprodução / Agência Brasil)

Como adiantado pelo Diário de Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), começou, nesta quarta-feira (14) a fazer testes para detectar casos de varíola dos macacos. Os testes para detecção de casos da doença será feito pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) da própria pasta. Assim o tempo de espera entre a realização do exame e o resultado, reduz de 7 para 3 dias.

Em nota a SES-GO afirma que não há previsão para testagem em massa, já que a transmissão do vírus é diferente da Covid-19. Desde o mês de agosto, a pasta enviava as amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF) realizar o diagnóstico. Antes o procedimento era ainda mais demorado, quando os testes seguiam para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sintomas

Os principais sintomas da varíola dos macacos, segundo o Ministério da Saúde são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. Conforme a pasta, no dia 26 de agosto recebeu também os primeiros antivirais contra a varíola dos macacos, e em casos graves da doença, o Tecovirimat é o mais indicado.


Leia mais sobre: / / Cidades