Funcionários Públicos da Rede de Saúde Municipal de Aparecida de Goiânia farão assembleia nesta terça-feira (9), com indicativo de greve. Os trabalhadores se concentrarão na Praça Matriz, no Centro da cidade. Os servidores cobram mais empenho da atual gestão nas negociações.
Na última semana, os servidores fizeram protesto no Cais Nova Era e na UPA do Buriti Sereno. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde), Flaviana Alves o objetivo do ato foi de cobrar da prefeitura, o cumprimento do plano de carreira, aprovado, segundo a entidade, há três anos.
Segundo a presidente do Sindsaúde, o plano de carreiras da Saúde prevê o pagamento de vários tipos de bônus como gratificação para os profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família, de urgência, de Adicional de titulação e aperfeiçoamento, entre outras. O valor desses benefícios varia entre R$ 150 a R$ 6 mil. Para que os profissionais possam receber essas gratificações é necessária a regularização por meio de decreto.
“Nós temos uma lei que foi aprovada em 2014 sobre a reestruturação do nosso plano de carreira. A gente vem tentando dialogar. Havia um comprometimento para que a atual gestão cumprisse. Nós estamos perdendo e muito”, declarou Flaviana Alves.
Os trabalhadores reclamam que o Plano de Carreiras foi aprovado no município em 2014, mas até agora só foi cumprido de maneira parcial. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que está negociando com o secretário de Fazenda, André Luís Rosa, os impactos das reivindicações referentes ao plano de cargos e salários e buscando um acordo junto aos profissionais. Ainda foi destacado que a Secretaria de Saúde está em constante diálogo com as categorias para atender as demandas.
Leia mais sobre: Cidades