18 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:43

Servidores da área de Segurança Pública vão trabalhar em conjunto em Aparecida

(Foto: Rodrigo Estrela)
(Foto: Rodrigo Estrela)

Em entrevista à Vinha FM, na manhã desta terça-feira (24), o secretário de Mobilidade e Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Coronel Eder Fernandes falou sobre a junção da Guarda Civil Municipal (GCM) com os agentes de Trânsito do Município, além do apoio dos outros órgãos públicos de segurança. O objetivo é intensificar o combate à criminalidade e a proteção dos prédios públicos.

Mesmo com a mudança na secretaria, após a reforma administrativa, os agentes de Trânsito vão continuar na mesma função por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e os agentes da Guarda vão continuar executando seus trabalhos através do Comando da GCM. “Essa nova formatação do Prefeito Gustavo Mendanha é uma tendência no Brasil e está acontecendo de forma bem tranquila, não somente na minha pasta, mas também em outras,” comentou o secretário Eder Fernandes.

A Secretaria de Mobilidade e Defesa Civil também vai atuar em parceria com o Estado através da Polícia Militar e Polícia Civil. “Já temos o apoio do governador Marconi Pirilo, ele já disponibilizou auxilio ao prefeito,” informou o coronel.

Concursados

Na última segunda-feira (23), a Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia convocou 60 dos 148 aprovados no concurso realizado em 2012. Segundo o secretário, os profissionais deverão assumir seus cargos nos próximos dias. “Com o chamamento desses 60, nos alcançaremos o efetivo total de 500 guardas municipais,” sublinhou o secretário.

De acordo com o coronel, os 88 restantes terão que aguardar um estudo da secretaria de Finanças sobre o impacto financeiro que a efetivação dos concursados causará, e em seguida, a aprovação de um Projeto de Lei, na Câmara dos Vereadores, que será elaborado para criação de mais vagas.

Equipamentos

Ao todo, foram entregues aos guardas civis municipais, 600 revólveres de calibre 38. O armamento foi possível por meio de doação da Polícia Militar do Distrito Federal. O próximo passo agora é a aquisição dos coletes a prova de balas que já estão sendo viabilizados pela Prefeitura. Também está em processo licitatório, a aquisição de mais 8 viaturas, novos rádios e computadores. “Queremos cada vez mais melhorar as condições de trabalho,” destacou o coronel.

Segundo ele, o desenvolvimento da Guarda Civil de Aparecida de Goiânia é notório devido à valorização do órgão pela antiga e atual gestão da cidade, e principalmente, “pela competência e a capacidade dos  guardas municipais do município,” pontuou.

Leia mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia