21 de dezembro de 2024
Política

Senadora Gleisi Hoffmann eleita presidente do PT

Kátia Maria; presidente do PT - Goiás, Gleisi Hoffman; nova presidente do PT e a deputada estadual, Adriana Accorsi
Kátia Maria; presidente do PT - Goiás, Gleisi Hoffman; nova presidente do PT e a deputada estadual, Adriana Accorsi

O Partidos dos Trabalhadores (PT) elegeu neste sábado (3), durante o 6° Congresso Nacional da legenda, em Brasília, a senadora Gleisi Hoffmann como nova presidente da sigla. Ela, que era favorita ao cargo, substituirá Rui Falcão.

Dos 593 votos, Gleisi recebeu 367. Ela era apoiada pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) – da qual faz parte o ex-presidente Luiza Inácio Lula da Silva. A disputa ocorreu entre a senadora, o senador Lindbergh Farias, que recebeu 226 votos, e o militante José de Oliveira, que não recebeu votos.

A corrente CNB também foi vitoriosa na eleição entre as chapas, que ocorre de forma separada da eleição do presidente. Com a maioria dos votos, a CNB poderá indicar mais adeptos aos demais cargos da diretoria do partido.

O mandato de Gleisi é de dois anos. “Não vamos ficar apontando nossos erros para que a burguesia e a direita se aproveitem disso. Nós reconhecemos nossos erros na prática”, disse a nova presidente durante discurso. “Mas não teve, na história de 500 anos de país, governos melhores que os do PT”.


Leia mais sobre: Política