05 de dezembro de 2025
PARADOXO • atualizado em 28/07/2025 às 17:19

Senador Wilder convoca para motociata por Bolsonaro em Brasília em meio à crise do tarifaço

Mobilização ocorre no Capital Moto Week, enquanto Trump ameaça Brasil com tarifa de 50% e o governo busca evitar sanções
Senador Wilder Moraes convoca para motociata por Bolsonaro em meio ao tarifaço - Foto: reprodução redes sociais
Senador Wilder Moraes convoca para motociata por Bolsonaro em meio ao tarifaço - Foto: reprodução redes sociais

O senador Wilder Moraes (PL) divulgou vídeo nas redes sociais em que aparece montado em uma motocicleta de luxo, convidando apoiadores para uma manifestação em Brasília na terça-feira (29). A mobilização é a favor de anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de golpe e já inelegível até 2030.

A ida de Bolsonaro está sendo divulgada pelos apoiadores como certa, mas o ex-presidente está cumprindo medidas restritivas e, se for, vai estar usando tornozeleira eletrônica. Na semana passada ele correu o risco de ser preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes por descumprimento das medidas.

O protesto foi convocado para ocorrer durante o Capital Moto Week que está acontecendo em Brasília. Mas a mobilização chama a atenção diante da iminência do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, com Donald Trump condicionando que o Poder Judiciário do Brasil beneficie Bolsonaro para evitar tarifas de 50% aos produtos brasileiros exportados para os EUA.

No vídeo, o senador não toca no assunto do tarifaço que ameaça o setor produtivo em diversas escalas e consequentemente os empregos. Ele fala apenas que Bolsonaro vai participar da motociata e mostra a moto potente que deve leva-lo ao evento.

Enquanto o político goiano mobiliza para beneficiar o ex-presidente, uma comissão de senadores e deputados está nos EUA buscando diálogo para evitar o tarifaço que está marcado para ter início na sexta-feira (1º). E embora haja articulações diplomáticas em andamento, a chantagem de Trump é considerada como certa pelo governo brasileiro que pretende impor reciprocidade em nome da soberania nacional.


Leia mais sobre: / / / / / Política