Destaque

Senador Canedo lança o Reviva Educação, que descentraliza as finanças das unidades escolares

Ocorreu na última terça-feira (5), na UniEvangélica, o encontro dos gestores escolares, coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo era discutir novas modalidades de gestão no tocante às verbas públicas, assim tornando possível melhorar pontos da alimentação, manutenção predial, conformidade, custeio e capital.

O Reviva Educação seguirá como política de estado permanente a partir de agora, segundo a prefeitura. Ainda em 2021, a previsão é que todas as unidades escolares do município recebam esses recursos — que será um repasse de cerca de R$ 6 milhões.

A superintendente de Gestão Administrativa e Financeira, Maria Aparecida Cunha, sublinha o quão importante é essa política de decentralizar trabalhos na administração desta pasta.

“O objetivo primário é que toda a comunidade escolar participe do processo de gestão, é algo que vem sendo incentivado desde a década de 90, para que dessa forma teremos uma política pública descentralizada, que facilita inclusive a fiscalização e o bom funcionamento das instituições de ensino”, pontua.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Marcelo Costa, avalia o impacto do programa a curto, médio e longo prazo.

“O Reviva Educação tem um papel muito importante no desenvolvimento da comunidade escolar. A curto prazo atua no fortalecimento da gestão escolar, tornando gestores mais fortes, autônomos, capazes de interagir com a comunidade, a médio prazo, auxilia no fortalecimento de fornecedores, vizinhança, comerciantes e desenvolve um laço de cuidado entre comunidade e escola. A longo prazo, a manutenção preventiva de todas as instituições, trará unidades mais bem cuidadas, com insumos necessários para funcionarem, trazendo mais espaço para que gestores, coordenadores e professores possam se dedicar mais à parte pedagógica”, diz Marcelo.

A Educação disponibilizará para todos os gestores das unidades escolares, bem como para a presidência dos Conselhos Escolares, uma cartilha explicativa com bastante infográficos mostrando o passo a passo de cada um dos recursos. Neste primeiro ano de programa, todas as instituições públicas de Senador Canedo receberão na frente Manutenção Predial o teto de R$ 50 mil, a serem utilizados em planejamento e parceria com a Diretoria de Manutenção Escolar.

As verbas de alimentação deverão ser destinadas à compra de kits de alimentação, que enfrentará o problema de acesso à alimentação e ajudará no aquecimento do comércio local, acredita a prefeitura.

A frente denominada “conformidade” tem como objetivo disponibilizar recursos para a instituição realizar manutenção preventiva de calhas, limpeza de caixa d’água, limpeza de caixas de gordura, roçagem, dentre outros.

Na frente denominada custeio e capital, o repasse é destinado a compra de materiais pedagógicos, compra de materiais permanentes e serviços de contabilidade.

Thiago Humberto

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024