O governador Marconi Perillo reservou o domingo para participar das Cavalhadas em três municípios: Palmeiras de Goiás, São Francisco e em Crixás. Neste último, aproveitou a visita para assinar convênio com a prefeitura no valor de R$ 2 milhões, que serão utilizados para o recapeamento total das vias urbanas em três bairros, por meio do Programa Goiás na Frente.
Ele anunciou a construção de quatro pontes, que vão ligar o município a Nova Crixás, “bem como a retomada de obras importantes de Santa Terezinha a Nova Iguaçu, Uirapuru a Mundo Novo, e para o Distrito de Auriverde”. “O Programa Goiás na Frente distinguiu Crixás com muitos benefícios, com muitas obras que vão ser executadas neste ano e no ano que vem”, afirmou o governador.
Recepcionado logo na entrada de Crixás por cavaleiros Cristãos, falou sobre o quanto esta manifestação cultural o deixa emocionado, desde criança, em sua cidade natal. “É sempre um prazer prestigiar as Cavalhadas. Quando eu tinha três, quatro anos eu me lembro de ter participado da primeira Cavalhada, em Palmeiras de Goiás. A minha mulher, que é de Pirenópolis, sempre participou das Cavalhadas. Eu sempre adorei participar, ajudar e apoiar esse patrimônio dos goianos que são as nossas festas religiosas culturais e folclóricas”, afirmou Marconi, que instituiu o chamado Circuito das Cavalhadas, ano passado, com assistência financeira para treze cidades que mantêm a festa.
O prefeito de Crixás, Plínio Paiva (PP), agradeceu os recursos do Goiás na Frente e a ajuda do governo estadual, que no ano passado construiu o Cavalhódromo no município. “Nós estamos satisfeitos com o que o senhor está fazendo em Crixás. Essa estrutura que você está vendo aqui montada é resultado do que o senhor empenhou junto à Goiás Turismo. Uma estrutura modelo aqui em Crixás”, relatou Paiva. O prefeito disse estar muito satisfeito com o anúncio das quatro pontes, que vão melhorar substancialmente o acesso a Nova Crixás.
Sobre os recursos do convênio do Programa Goiás na Frente, o prefeito agradeceu a maneira democrática como Marconi instituiu a destinação da verba. “Graças ao senhor, vamos asfaltar os bairros Lago Azul, Portal do Sonho e Jardim dos Ipês”, declarou o prefeito, ao entregar souvenirs ao governador em alusão às Cavalhadas de Crixás, que tem mais de 100 anos de tradição.
Em Goiás temos o ‘Governo
da Cultura’, afirma José Eliton
Coordenador geral do Programa Goiás na Frente, José Eliton falou da importância do programa para os municípios, sobretudo os menores. Discorreu também sobre o quanto Goiás investe em cultura, como forma de preservar as tradições e manifestações populares no Estado. “As Cavalhadas são a expressão da fé, da tradição, da cultura do Estado de Goiás. E o governador Marconi se notabilizou como aquele que protege os valores e expressões culturais do Estado de Goiás, simbolizadas nas festas das Cavalhadas, entre tantas outras manifestações culturais goianas, como o Fica, o Canto da Primavera, Festival de Teatro de Porangatu, entre outros. Em Goiás temos o ‘Governo da Cultura’”, sentenciou.
Presente na solenidade, o deputado estadual Francisco Oliveira parabenizou Marconi pelos investimentos no Goiás na Frente e pela maneira como o governador trata com carinho as Cavalhadas em Goiás. “Parabéns, governador, pelo governador municipalista que o senhor faz. A paixão que tem pelas Cavalhadas contagia todas as cidades”, disse.
Outro deputado estadual, Lincoln Tejota ressaltou o carinho que Marconi tem com Crixás e com toda Região. “Todas as vezes que o senhor volta a Crixás, é sempre de ‘mãos cheias’. Ano passado, inauguramos o hospital, isso graças ao carinho que o senhor tem pela região. O senhor autorizou na Agetop a construção das quatro pontes que ligam Crixás a Nova Crixás, investimento de mais de R$ 8 milhões. Isso demonstra o amor que o governador Marconi tem aqui pela Região”, afirmou.
Também participaram do evento o presidente do Detran, Manoel Xavier, que é natural de Crixás, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Tejota.
Leia mais sobre: Política