26 de dezembro de 2024
Cidades

Seminário sobre comunicação reúne participantes de onze estados em Goiânia

A Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu na última terça e quarta-feira (8 e 9/12) o IX Seminário de Mídia e Cidadania e VII Seminário de Mídia e Cultura (Semic), realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG, com o tema Mídia e Desigualdade.

Cerca de 400 pesquisadores, estudantes e profissionais da área da comunicação participaram do evento que tinha como objetivo discutir as interferências da mídia na promoção da desigualdade, mas também o importante papel da comunicação na contramão desse caminho, como instrumento que possibilita a construção de uma sociedade igualitária, inclusiva e diversa.

Entre os pesquisadores que participaram dos seminários estava a professora da Universidade Metodista de São Paulo (UMSP) Cicilia Peruzzo, que fez um alerta sobre o atual cenário de violação dos direitos humanos pelos meios de comunicação, que muitas vezes reforçam discursos preconceituosos, racistas e violentos. “Esse discurso está também em toda a programação: em programas de humor, telenovelas, seriados, programas esportivos e na publicidade”, disse ela.

Além das palestras, na ocasião também foi lançado o documentário Araguaia, dirigido pela goiana Dagmar Talga. O filme, exibido no segundo dia de atividades dos seminários, traz as memórias de camponeses e ex-militantes da Guerrilha do Araguaia, movimento rural marcado por confrontos contra o regime militar na década de 1960 e 1970, na divisa entre Tocantins e Pará. Discussões sobre a ditadura militar no Brasil seguiram o lançamento e tiveram a presença de professores da UFG e representantes do movimento de luta que participaram do filme.

Expectativas

Quase 100 artigos foram submetidos nesta edição, que contabilizou trabalhos oriundos de 11 estados brasileiros: Goiás, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima e Rio Grande do Sul.

Com os resultados alcançados nos últimos anos do Semic, a perspectiva do organizador geral do seminário, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Claudomilson Braga, é que para as próximas edições haja um redimensionamento dos Grupos de Trabalho para atender as demandas evidenciadas durante a execução do evento, ampliação ainda maior do raio de abrangência dos seminários e também a inclusão de atividades práticas, como oficinas e workshops de subtemas.


Leia mais sobre: Cidades