A Prefeitura de Goiânia em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promove, nesta quinta-feira (13), atividades de conscientização contra violência sofrida por pessoas idosas. A ação acontece pela manhã no auditório da Semas, com apresentações de teatro, exposições e palestras sobre a realidade em Goiânia e no Brasil.
A intenção é fortalecer ações para lembrar o 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O evento é organizado pela Assessoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa e tem o objetivo de buscar garantias para que os cidadãos tenham envelhecimento de forma saudável e com dignidade, livre de agressões ou opressão.
“Trabalhamos a prevenção, identificamos e encaminhamos casos de violência, além de preparar as gerações para que todos tenham envelhecimento digno e saudável”, destaca a assessora especial de Políticas para a Pessoa Idosa, Maria José Oliveira, a Mazé.
Dados
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010.
As estatísticas apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo as projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.
Leia mais sobre: Conscientização / Prefeitura de Goiânia / Semas / Goiânia