As ações da Semana Nacional de Trânsito desta terça-feira (20) serão voltadas para a saúde, educação e mobilidade urbana. A partir das 8h, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizará, em parceria com o Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas, um Pit Stop da Saúde na Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa).
Durante o Pit Stop serão fornecidas orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, como Aids, realizada aferição de pressão arterial, testes de glicemia e de acuidade visual. O atendimento será gratuito para os servidores da Ceasa, produtores e distribuidores.
Equipes do Detran-GO também farão blitz educativas na Ceasa, Agetop e em Anápolis. Nessas ocasiões serão distribuídos materiais informativos e realizadas abordagens para informar os condutores e motoristas sobre os riscos de dirigir embriagado.
Às 9h será ministrada uma palestra sobre trânsito para servidores e convidados da Agência Goiana de Transportes e Obras (agetop). Ainda nesta terça-feira, será realizado o Desafio Intermodal, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O Desafio Intermodal estuda as formas de deslocamento em uma cidade. Em seguida, será realizado um questionário entre os participantes para coleta de dados, com destaque para o tempo total utilizado e as adversidades encontradas no percurso, como emissão de poluentes e condições climáticas.
O questionário avaliará oito tipos de deslocamento: uma bicicleta, dois carros, um atleta correndo, duas motocicletas, dois ônibus, dois skates, um táxi e quatro pedestres. Os 15 participantes deverão percorrer 13 quilômetros, do Câmpus Henrique Santillho à Praça Americano do Brasil, em Anápolis.
Leia mais:
- Semana Nacional de Trânsito começa nesta segunda, 19
- II Fórum de Mobilidade Urbana disponibiliza 600 vagas
Leia mais sobre: Cidades